Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nova resolução do BC simplifica processos dentro do Open Finance; entenda

Nova Resolução do Banco Central altera um dos procedimentos dentro do Open Finance para trazer maior comodidade. Veja!

Na última quinta-feira (26), o Banco Central publicou uma nova Resolução que trata sobre os processos dentro do Open Finance. Por meio dela, a renovação de consentimentos dos usuários para o compartilhamento de dados torna-se mais simples. O objetivo é justamente oferecer maior comodidade aos brasileiros. 

Nesse sentido, as instituições financeiras são autorizadas a disponibilizarem prazos de validade mais longos. Atualmente, o tempo limite para o compartilhamento das informações é de 12 meses. 

Vale ressaltar, no entanto, que a possibilidade do cliente revogar o compartilhamento de dados dentro do Open Finance fica mantida. Inclusive, é importante reforçar que tal ação pode ser efetuada a qualquer momento.

Compartilhamento de dados no Open Finance

Sem a Resolução, os brasileiros precisavam passar por todo o procedimento em diversas etapas para consentir em compartilhar os dados no Open Finance. A partir da mudança que acaba de ser aplicada, o processo fica muito mais simples. 

Dessa forma, quando for o caso, basta acessar os canais da instituição financeira que tem os dados e confirmar o desejo de renovação. Neste primeiro momento, conforme aponta o Banco Central, esta possibilidade será disponibilizada apenas para pessoas físicas. A partir do próximo ano, a medida deve abranger também as empresas.

pessoa com celular em mãos acessando várias contas através do Open Finance
Imagem: THICHA SATAPITANON / Shutterstock.com

Benefícios do compartilhamento 

Com o Open Finance, os brasileiros podem permitir o compartilhamento de informações entre as instituições financeiras das quais são clientes. Assim, o sistema possibilita o acesso aos serviços e produtos bancários de forma centralizada, por meio de apenas uma plataforma. 

Veja também:

Governo libera verba de R$ 65 MILHÕES para ajudar brasileiros; veja se você será beneficiado

De acordo com o Banco Central, os principais benefícios deste tipo de tecnologia são:

  • Maior transparência;
  • Controle sobre as finanças;
  • Portabilidade de relacionamento entre instituições;
  • Obtenção de tarifas mais baixas pela ampla concorrência;
  • Melhor experiência para o usuário.

Por fim, vale destacar que os usuários possuem total controle sobre as informações pessoais. Além disso, o procedimento é totalmente seguro, com diversas camadas de segurança.

Imagem: THICHA SATAPITANON / Shutterstock.com