Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nova unidade dos Correios vai agilizar a entrega de compras internacionais

Correios inova ao abrir a nova unidade fora de uma capital, com capacidade para receber 60 mil produtos por dia. Saiba mais!

Segundo os Correios, o Brasil recebeu cinco encomendas internacionais por segundo no ano de 2022. Isso fez com que 176.276.519 volumes de compras do exterior fossem registrados no país. Agora, a inauguração de uma nova unidade da empresa estatal deve agilizar a entrega dos produtos. 

O espaço, inaugurado ontem (18) em Valinhos, no interior do estado de São Paulo, tem capacidade para receber 60 mil objetos por dia. Nesse sentido, a distribuição da carga que chega ao país através dos aeroportos de Viracopos, em Campinas e de Guarulhos, em São Paulo será facilitada.

Nova unidade dos Correios é única: entenda

O que chama atenção em relação à inauguração é que se trata do primeiro espaço focado em encomendas internacionais que fica fora de uma capital. Atualmente, a empresa conta com outras três unidades que recebem os objetos adquiridos no exterior: em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ).

De acordo com o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, a abertura em Valinhos integra um projeto de descentralização das encomendas. Essa iniciativa vai envolver também a implantação de um Centro Internacional no Rio Grande do Norte e a inauguração de um Centro de Tratamento de Encomendas em Brasília.

Empresa se empenha para reduzir o tempo total de entrega dos produtos

Do ponto de vista de Fabiano, a chegada do novo espaço vai agilizar os “procedimentos de desembaraço de entrega de mercadorias”. Segundo ele, o tempo total de entrega é afetado por diversos fatores, mas isso não vai reduzir o empenho dos Correios em acelerar o processo.

Atualmente, as encomendas que vêm de fora do país passam por fiscalização da Receita Federal e do Exército, que tentam solucionar avarias e identificar se o pacote contém itens proibidos em território nacional. Esse, inclusive, é um dos motivos para a demora na entrega dos objetos.

Imagem: SERGIO V S RANGEL / shutterstock.com