Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novas regras fiscais serão apresentadas ao Senado nesta quinta-feira (30)

Visando dar andamento a aprovação das novas regras fiscais, o ministro deve apresentar arcabouço aos líderes do Senado. Saiba mais.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) deve apresentar o arcabouço fiscal ao Senado Federal nesta quinta-feira (30). Assim, é esperado que os líderes do senado avaliem as novas regras fiscais apresentadas pelo governo.

Em suma, esta é uma das pautas que mais ganhou destaque ao longo das últimas semanas. O que não é à toa, afinal o arcabouço fiscal possibilitaria ao governo rever o teto de gastos, que impede o investimento em uma série de setores chaves do país.

Vale destacar que o Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD), ficou responsável por organizar o encontro de Haddad com os senadores. Na última semana, o ministro da Fazenda já havia encontrado deputados para debater sobre as novas regras fiscais.

Apresentação das novas regras fiscais aos senadores

Segundo a TV Globo, além de Fernando Haddad, o secretário-executivo da Fazenda, Gabriel Galípolo, também deve estar presente na reunião para debater as novas regras fiscais com líderes do Senado Federal.

Além disso, espera-se que o chefe da Fazenda busque apoio de lideranças partidárias para conseguir aprovação no senado. Em suma, o encontro servirá para que o arcabouço fiscal seja apresentado em linhas gerais.

Assim, esta política seria utilizada para substituir o atual teto de gastos – emenda constitucional vigente desde o final de 2016.

Posição de Fernando Haddad acerca do arcabouço fiscal

Na última semana, o ministro da Fazenda teve um encontro com Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados, para apresentar as novas regras fiscais do governo. Haddad considerou esta uma boa reunião.

Simultaneamente, Lira comentou que o chefe da Fazenda tem apoio em relação ao novo arcabouço fiscal. Segundo o presidente da câmara, o ministro “tem o respaldo da Câmara dos Deputados com relação ao texto do arcabouço”.

A pasta da Fazenda deseja divulgar as novas regras fiscais o mais breve possível. Inicialmente, era esperado que o texto fosse apresentado após a volta de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) da China. Contudo, como o presidente adiou a viagem por causa da saúde, ainda não há a confirmação de uma nova data.

Imagem: Paulo_Bites / Shutterstock.com