Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo carro popular: ações da Bolsa que podem se beneficiar com as medidas do governo

As novas medidas do Governo estão movimentando o setor automotivo. Confira quais ações da Bolsa podem se beneficiar!

No dia 25 de maio, o governo federal anunciou uma série de medidas para estimular a venda de carros populares no Brasil, trazendo consequências significativas para o mercado automotivo e as ações na Bolsa de Valores.

Com o objetivo de impulsionar a indústria e combater a ociosidade, as iniciativas incluem incentivos fiscais que variam de 1,5% a 10,96%, dependendo da eficiência energética, valor do veículo e grau de nacionalização da produção.

3 fatores importantes para o plano de redução

O plano visa reduzir os preços dos carros populares, levando em consideração três fatores principais. O primeiro é o fator social, que estabelece descontos maiores para veículos com preços mais acessíveis.

Em seguida, o fator ambiental busca incentivar modelos com alta eficiência energética.

Por fim, o fator industrial valoriza a produção nacional, oferecendo descontos proporcionais à porcentagem de produção realizada no Brasil.

Objetivos da redução de impostos

Os descontos serão aplicados nos impostos de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e PIS/Cofins, e a medida provisória definitiva será publicada em breve. Contudo, o governo enfatiza que essas medidas são temporárias e transitórias, alinhadas com o objetivo de reativar a indústria automotiva.

Com a intenção de oferecer carros de entrada na faixa de R$ 50 a 60 mil, em contraste com os preços atuais de aproximadamente R$ 70 mil, espera-se que a redução de impostos estimule o acesso ao crédito para a compra desses veículos. O projeto do Marco das Garantias, em trâmite no Congresso, também contribuirá para facilitar o financiamento.

Impactos no setor

Especialistas avaliam os possíveis impactos dessas medidas nos preços e nos setores envolvidos. Acredita-se que a redução nos preços dos veículos possa resultar em uma queda na inflação, embora seja improvável que essa redução seja repassada integralmente aos consumidores.

No mercado de ações, as empresas de locação e comercialização de veículos estão entre as mais afetadas. Analistas apontam para uma possível influência negativa na frota da Localiza (RENT3) devido à oferta aumentada de carros usados.

Instituições financeiras como JPMorgan e XP já comentaram sobre os efeitos dessas medidas. Segundo o JPMorgan, uma redução de impostos federais para zero poderia resultar em uma queda de até 9% nos preços dos carros. Por sua vez, a XP projeta uma redução de 5% nos preços dos carros novos e usados a partir de julho, o que influenciaria uma projeção de inflação de 5,2% para 2023.

Imagem: seewhatmitchsee / shutterstock.com