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Novo golpe faz vítima financiar carro de R$ 90 mil sem perceber

Golpe faz vítima perder R$ 90 mil ao financiar um carro. Saiba mais informações sobre o caso e confira como se proteger.

Um novo golpe financeiro utilizando reconhecimento facial está ganhando popularidade. Em reportagem à Tilt, Camilla Gomes de Araújo, de 30 anos, quase foi vítima de uma fraude ao receber a suposta entrega de um presente vindo de uma floricultura, tudo combinado via WhatsApp.

Na hora da entrega, o entregador solicitou o reconhecimento facial da publicitária como confirmação de recebimento, alegando ser um padrão de segurança utilizado em operações financeiras.

Ela acabou fornecendo seus dados pessoais para os criminosos e fez o procedimento. “Como meu aniversário estava se aproximando, eu acreditei na conversa.”. Camilla disse que os criminosos já tinham seus dados pessoais e perguntaram no aplicativo de mensagens se poderiam entregar o suposto recebido em sua casa.

Sobre o golpe do reconhecimento facial

O golpe do reconhecimento facial é uma forma de fraude em que criminosos se passam por empresas e enganam as vítimas. O objetivo é que elas forneçam suas informações pessoais e realizem transações financeiras fraudulentas.

Nesse novo golpe, os bandidos solicitam que a vítima faça o reconhecimento facial para confirmar a entrega de um produto ou serviço. No entanto, estão usando essa imagem para autorizar transações financeiras em nome da pessoa.

No caso da Camilla, por exemplo, ela não tinha conhecimento de que o aparelho celular do criminoso escondia a etapa final de um financiamento de veículo de R$ 90 mil. Então, ao solicitar o reconhecimento facial da vítima na porta de sua casa, o entregador usou a imagem para permitir a movimentação financeira.

“Ele tentou tirar a foto (da face de Camilla) três vezes até dar certo, e ir embora. Na hora até reparei que tinha uma fita preta na metade do celular dele. O próprio entregador se justificou falando que o aparelho estava rachado. Mas na verdade estava cobrindo meus dados de um financiamento de veículos aberto no banco que eu possuo conta.”, disse a publicitária ao portal.

Vítima conseguiu reverter o roubo

Dois dias depois da situação suspeita, Camilla recebeu uma mensagem no celular da sua instituição financeira parabenizando a jovem por um suposto financiamento de carro.

Para se proteger, ela fez um boletim de ocorrência e procurou o gerente do banco para cancelar a transação. Depois de duas semanas, a instituição financeira conseguiu cancelar a compra.

Como evitar o novo golpe?

Para se proteger desse tipo de fraude, é fundamental desconfiar de solicitações inesperadas de reconhecimento facial e sempre confirmar a autenticidade da instituição ou serviço que está pedindo esse processo.

Além disso, caso receba mensagens suspeitas em suas redes sociais, tire print das telas da conversa com o criminoso e, se necessário, faça um boletim de ocorrência sobre a situação.

Imagem: fizkes/shutterstock.com