Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo golpe faz vítimas pagarem valores absurdos em taxa de entrega

Veja: esse golpe cobra valores absurdos em taxa de entrega sem que a vítima sequer perceba; entenda como ele funciona!

Um grupo, que vinha sendo monitorado há pelo menos duas semanas em São Paulo, foi preso pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) pelo golpe do buquê de flores. Nesse tipo de fraude, os criminosos faziam as vítimas pagarem absurdos por taxas de entrega.

Basicamente, eles iam até a residência dos alvos com buquês de flores (supostamente, “brindes”) e entregavam o presente sob o pagamento de uma taxa. Ao inserir o cartão na maquininha, porém, o valor cobrado era diferente do que os bandidos alegavam. Uma vítima chegou a perder R$ 10 mil.

Pelo que pôde apurar a investigação, os estelionatários tiveram acesso à data de nascimento das vítimas e usaram esse pretexto para justificar o buquê aleatório. Essa “modalidade” de golpe já é relativamente conhecida e registrada com certa frequência, mas está ficando mais elaborada.

Golpe dos brindes

Esse tipo de golpe costuma se parecer muito. Os criminosos entram em contato e contam do tal presente (nem sempre é um buquê, pode ser um chocolate, perfume ou, ainda, outros itens). Na sequência, há a cobrança de alguma taxa.

Nesse momento é que o golpe é aplicado. Isso porque ao tentar pagar em dinheiro, os golpistas vão alegar que é preciso usar a maquininha (que estará adulterada). Isso vai fazer com que eles cobrem valores diferentes do informado e você não perceba.

Como se proteger?

A melhor forma de se proteger é manter a atenção. Não aceite pagar qualquer coisa por um produto ou serviço que você não comprou. Ainda que sejam datas festivas, como Páscoa, Natal e até seu aniversário, não se deixe levar: certamente, é um golpe.

Uma maneira de evitar se tornar foco desses esquemas é não compartilhar informações sensíveis ou pessoais na internet. Até mesmo o nome completo, aniversário e CPF podem ser o bastante para dar início a uma complexa cadeia de golpes de roubo de identidade.

Imagem: fizkes / shutterstock.com