Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo presidente da Americanas é revelado: veja quem é

Em meio ao processo de recuperação judicial, a Americanas anuncia o nome do seu novo presidente. Saiba aqui quem é!

Nesta última quarta-feira (15), a Americanas anunciou o nome de Leonardo Coelho Pereira como o novo diretor-presidente da companhia. Ele assumirá o posto de João Guerra, que estava no cargo interinamente, e que agora voltará ao posto de diretor de Recursos Humanos.

Vale lembrar que, no início deste ano, Sergio Rial havia sido anunciado como novo diretor-presidente da varejista. Entretanto, ele deixou o cargo apenas dez dias depois, após anunciar o rombo bilionário e as inconsistências contábeis da empresa.

Além do anúncio do novo presidente, o conselho da Americanas também divulgou que elegeu Antonio Luiz Pizarro Manso como novo membro do comitê independente, criado pela varejista para investigar o rombo contábil. Saiba mais a seguir!

Conheça o novo presidente da Americanas

O novo presidente da Americanas, Leonardo Coelho Pereira, é especialista em reestruturação de empresas e já foi sócio da consultoria Alvarez & Marsal. Apesar de ser um nome pouco conhecido no mercado, sua contratação foi indicação da própria consultoria de que era sócio.

De acordo com o próprio comunicado da Americanas, o executivo possui experiências sólidas e bem-sucedidas em outras empresas varejistas e em ambientes de reestruturação. Além disso, atuou em posições de liderança por mais de 10 anos em diversas multinacionais.

Sobre o processo de recuperação judicial

Após declarar uma dívida de mais de R$ 40 bilhões com bancos, fornecedores e credores, a Americanas deu início ao processo de recuperação judicial no dia 19 de janeiro de 2022, que foi aceito pela justiça. 

Esse tipo de processo fornece um determinado tempo para que a empresa apresente um plano de pagamento para as dívidas, que deve ser aprovado pela assembleia de credores. Durante esse período, as dívidas da empresa ficam suspensas.

Os próximos passos da Americanas

O anúncio do novo presidente da varejista foi feito às vésperas de uma reunião decisiva da empresa com os bancos. Um assessor financeiro e um representante dos sócios devem tentar negociar com os principais credores bancários. 

Por fim, a Americanas ainda está dentro do seu prazo de 60 dias que foi concedido a ela pela justiça para que a empresa apresente o seu plano para o processo de recuperação judicial. A aprovação, no entanto, dependerá dos credores.

Imagem: rafapress / shutterstock.com