Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo RG tem validade de apenas 5 anos para ESTE grupo

O principal objetivo do novo RG digital é unificar as informações dos cidadãos brasileiros, por meio do CPF. Saiba mais.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Há alguns meses atrás, o Governo Federal anunciou a criação da nova Carteira de Identidade Nacional. Chamada popularmente de RG Digital, ela vai estar disponível em versão online. Juntamente a isso, o governo anunciou algumas mudanças no novo RG.

Sendo assim, muitos estados trabalham para se adequar ao processo de emissão do novo documento. Dentre as alterações, está o fato de que o documento vai ter validade de apenas 5 anos, para um determinado grupo de pessoas. Abaixo, confira os detalhes.

Novo RG tem validade de apenas 5 anos para ESTE grupo

A partir do mês de agosto, os seguintes estados começaram a emitir o novo RG:

  • Acre;
  • Goiás;
  • Minas Gerais;
  • Paraná;
  • Rio Grande do Sul.

Em geral, o novo RG vai ser o documento oficial dos brasileiros. Porém, a exigência do novo modelo do documento de identidade vai acontecer somente daqui a 10 anos. Assim, mesmo que o documento seja oficial, todos os cidadãos vão ter tempo hábil suficiente para fazer a troca para o novo modelo.

Além disso, o novo RG tem uma mudança gradativa, sendo a emissão gratuita para a primeira via. Inclusive, para quem tem até 60 anos de idade, o documento vai ter validade de até 10 anos. Enquanto isso, quem tem idade superior não vai mais precisar trocar.

Por outro lado, para as crianças com até 11 anos, a validade do novo RG será de 5 anos. Sendo assim, para esse grupo, o novo documento vai ter uma validade inferior aos demais.

Outras alterações

Em geral, o principal objetivo do novo RG digital é unificar as informações dos cidadãos brasileiros, por meio do CPF. Ou seja, o novo RG não terá mais um número exclusivo, e, sim, apenas os 11 números do CPF.

Dessa forma, espera-se trazer mais segurança aos dados dos brasileiros, devendo ainda evitar fraudes e crimes como o estelionato. O novo RG também virá com novos itens de segurança que devem dificultar a falsificação da carteira de identidade.

Por fim, o novo RG vai ter uma versão digital do documento, que pode ser acessado pela plataforma gov.br. E assim, se descarta a necessidade de andar com o documento físico.

Imagem: Governo do Brasil / Reprodução