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Novo serviço facilita a vida dos brasileiros na hora de fazer compras

Ferramenta promete facilidade na hora de efetuar compras pela internet e aceita diversos tipos de cartões. Saiba mais!

Nesta terça-feira (11), o aplicativo de mensagem mais popular entre os brasileiros anunciou um lançamento. O WhatsApp acaba de disponibilizar o serviço que permite que os usuários realizem compras em empresas diretamente pela plataforma. 

Como forma de pagamento, serão aceitos cartões de crédito e débito das bandeiras MasterCard e Visa. Eles podem ser emitidos pelas seguintes instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, BTG, Caixa Econômica Federal, Nubank, Santander, entre outras. 

A nova ferramenta será implementada de forma gradual entre os usuários. Nesse sentido, a prioridade será dada aos pequenos comerciantes que usam o WhatsApp como um recurso de trabalho. 

Pagamentos via WhatsApp

Para a realização dos pagamentos via WhatsApp, basta efetuar o cadastro dos dados bancários na seção “Pagamentos” do aplicativo. Assim, será criado um PIN para que possa ser usado como senha para liberar as transações financeiras.

Com o intuito de ampliar a segurança, o usuário ainda pode registrar o reconhecimento facial ou sua impressão digital para autorizar as compras feitas pelo app. Uma forma de evitar compras indesejadas em caso de golpes. 

A ferramenta havia sido anunciada aos brasileiros em 2020. No entanto, enfrentou alguns entraves e chegou a ser suspenso pelo Banco Central. Nesse sentido, só foi ser liberada neste momento. 

Compras pelo WhatsApp são seguras?

De acordo com o comunicado do WhatsApp, o serviço de compra foi desenvolvido assim como outros recursos da plataforma. Ou seja, com segurança e com o objetivo de auxiliar os usuários. 

Para tranquilizar as pessoas, a companhia assegura que todos os dados bancários registrados ficam guardados e criptografados. Além disso, é oferecido um canal de ajuda em caso de possíveis problemas. 

Vale ressaltar ainda que não há cobrança de taxas extras para as transações que forem realizadas diretamente pelo mensageiro. Dessa forma, valores adicionais só podem ser cobradas das empresas adquirentes, com base em determinações específicas. 

Imagem: William Potter / shutterstock.com