Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nubank vai ter taxas por mudança nas regras do Banco Central?

Confira o que muda com as novas regulamentações

Nos últimos anos, as fintechs e as corretoras têm disputado espaço com os bancos tradicionais. Muitos bancos perderam clientes, bem como deixaram de crescer de forma exponencial como antes. Na briga entre bancos e fintechs, há bem mais do que uma discussão nas redes, e os bancos tradicionais desejam há tempo mudar as regras.

E agora, com o anúncio de uma nova regulamentação para as fintechs, o Banco Central deve vigorar nas próximas semanas os reajustes no sistema financeiro dessas instituições. Já para bancos digitais como o Nubank, isso pode ter um grande impacto.

Nubank e outras fintechs terão taxas por mudança nas regras do Banco Central?

Desse modo, algumas insatisfações dos grandes bancos eram algumas vantagens que as empresas novas poderiam dispor. Entre elas, a exigência de depósitos compulsórios para os bancos, e a obrigação de gratuidade de alguns serviços, como limite de Ted, manutenção de conta-salário ou atendimento de clientes de outras instituições. Com isso, as instituições que mantêm agências físicas e requerimento de capital acabam saindo “perdendo”.

No caso do Nubank, isso pode ocasionar um prejuízo às fintechs, que não é exatamente um banco. Instituições digitais como Inter e C6 Bank, por exemplo, são bancos de fato. No entanto, seus concorrentes, como Mercado Pago, PicPay, entre outros, podem começar a ter que cumprir obrigações que não precisavam.

De acordo com as fintechs, é preciso antes flexibilizar ferramentas para que seja possível reduzir a concentração bancária. Entre essas flexibilizações, estão o princípio da regulação proporcional. Ou seja, o fato de que as exigências devem ser, de fato, mais pesadas de acordo com o tamanho da instituição. E também o risco que tal fintech oferece ao sistema.

Por fim, a proposta submetida à consulta pública já foi encerrada, e em breve as novas regras serão aplicadas. O projeto divide as instituições em três grupos, sendo eles: controladas por instituição financeira; controladas por instituição de pagamento (IP) e não integradas por uma instituição financeira; controladas por IP, mas integradas por uma instituição financeira.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.