Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Número de brasileiros que querem voltar de Portugal é chocante

O número de brasileiros em Portugal que pediram ajuda para voltar ao Brasil cresceu quase quatro vezes. Veja mais

Em 2022, o número de brasileiros em Portugal que pediram ajuda para voltar ao Brasil cresceu quase quatro vezes em comparação a 2021. Assim, entre os principais motivos para estes brasileiros quererem vir embora estão o desemprego, situação irregular, custo de vida mais caro, dificuldade em conseguir um emprego e até mesmo falta de preparo para passar pelo processo migratório.

Dessa forma, em 2022, o Programa de Apoio ao Retorno Voluntário e à Reintegração da Organização Internacional para as Migrações (OIM) recebeu, em média, 80 pessoas por mês solicitando apoio, sendo que, deste total, 92% eram brasileiros que estavam em situação de extrema vulnerabilidade.

Falta de informação

De acordo com Vasco Malta, chefe de Missão da OIM em Portugal, entre as razões desses imigrantes chegarem a este ponto está a falta de informação sobre a realidade do país. Além disso, outro fator que contribui para esta situação é que, muitas vezes, o brasileiro não se planeja para deixar o país de origem.

“Este fluxo mais recente mostra uma falta de preparação e informação insuficiente neste processo, que acaba por conduzir a situações verdadeiramente complexas do ponto de vista social em Portugal”, afirmou Vasco durante entrevista à RFI.

Custo de vida elevado

“A verdade é que também existe muita desinformação nas redes sociais, que acaba por potenciar a decisão de migrar para Portugal tendo por base apenas estas fontes, e não a informação oficial”, explicou o chefe da OIM em Portugal.

“Por vezes, as pessoas até podem trazer economias, mas quando precisam de enfrentar a difícil realidade do mercado imobiliário ou do próprio aumento do custo de vida, por exemplo, esta verba de emergência acaba por ser consumida muito rapidamente”, completou. 

Brasileiros em situação de vulnerabilidade

À vista disso, o número de pedidos de ajuda é similar ao ano de 2020, auge da pandemia da Covid-19, em que o país esteve mergulhado em um caos. “No geral, registrou-se um aumento do número de pedidos de apoio de 2021 para 2022. Falamos de 288 casos em 2021 para 1.051 em 2022″, ressalta Malta. Ainda de acordo com ele, 113 retornaram ao Brasil com a ajuda do programa em 2021. No entanto, em 2022, foi mais que o triplo, chegando a 394.

As informações são do g1.

Imagem: justit | shutterstock