Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Número de demissões voluntárias batem recorde no Brasil; confira

As demissões são diferentes em cada parte do país, com maior incidência no Sul, além de estarem diretamente ligadas à escolaridade. Confira!

Um levantamento recente realizado pela LCA Consultores, com base nos dados do Ministério do Trabalho e Emprego, revelou que os desligamentos voluntários atingiram um patamar recorde em 2023. Os dados indicam que dos mais de 21,5 milhões de desligamentos que ocorreram, 34% foram voluntários, o que corresponde a um total de 7,3 milhões de demissões solicitadas por funcionários.

O estado do Rio de Janeiro, no entanto, apresentou um percentual de desligamentos voluntários abaixo da média nacional. Dos mais de 1,3 milhão de demissões ocorridas no estado, cerca de 30,8% delas foram de caráter voluntário.

Estados com maior taxa de demissões voluntárias

Como funciona a "demissão silenciosa"?
Imagem: Elle Aon / shutterstock.com

O estudo destacou ainda que alguns estados tiveram altas taxas proporcionais de demissões voluntárias. Santa Catarina liderou o ranking, com uma taxa de 45,2%. Logo em seguida vem Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, que registraram 43,8% e 41,7% de desligamentos voluntários, respectivamente.

No entanto, na outra ponta da tabela, Bahia e Pernambuco dividiram a última posição, com as menores taxas de desligamentos voluntários do país, ambas com 20,7%. Tal fato mostra a diferença entre dois pontos distintos do Brasil.

Escolaridade e pedidos de demissão

O levantamento também demonstrou que pessoas com maiores graus de estudo pediram mais demissão. Por exemplo, foi no grupo de indivíduos com pós-graduação completa que se observou a maior taxa de desligamentos voluntários, com 46,9% das demissões.

Além disso, profissionais com mestrado e ensino superior completo vêm logo abaixo, com 42% de desligamentos voluntários. Pessoas que possuem até o 5º ano do ensino fundamental, seja incompleto ou completo, apresentaram as menores taxas de demissões voluntárias, com 24,2% e 26% respectivamente.

Veja também:

Pagamento do PIS/Pasep já começou; veja quando você vai receber

Os dados apontaram ainda que os mais jovens foram os que mais optaram por deixar seus empregos voluntariamente no ano de 2023. A faixa etária de 18 a 24 anos registrou uma taxa de 39,5% de demissões voluntárias. Em seguida, as pessoas que tem de 25 a 29 anos apresentaram a segunda maior taxa, com 36,5%. Após eles, vêm aqueles com até 17 anos, que também registraram uma taxa de 36,5%.

Imagem: SMEEitz / shutterstock.com