Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O Pix internacional já tem data para ser disponibilizado?

Neste mês de novembro, o Pix completa dois anos de lançamento. Apesar de nova, a tecnologia de pagamento instantâneo parece fazer parte da vida dos brasileiros a mais tempo. Quando o assunto é transferência bancária para fora do país, o Pix Internacional se torna uma necessidade, mas que ainda não é realidade.

Para se ter a qualidade e velocidade no envio de valores para outros países, o BIS, Bank Of International Settlements ou Banco de Compensações Internacionais, uma espécie de Banco Central dos bancos centrais, tem trabalhado no desenvolvimento do Nexus, algo como um Pix Internacional.

Nexus, o Pix Internacional

O projeto do BIS é criar uma plataforma internacional de transferências. Com o Nexus, assim como o Pix, as transações devem acontecer de maneira instantânea.

O BIS tem trabalhado em criar normas e diretrizes que permitam que qualquer Banco Central do mundo possa se conectar ao sistema. Para isso, é preciso que a plataforma do Pix Internacional realize o câmbio das diferentes moedas no mundo, uma conversão em tempo real.

Um dos principais pontos trazidos pela criação do Nexus, além da agilidade, é a redução de custos das transferências internacionais. No entanto, diferente do Pix, o Nexus não deve ser gratuito, mas o BIS garante que as taxas serão menores.

Quando o Nexus será lançado?

A tecnologia do Pix Internacional ainda se encontra em fase de testes. Durante este ano, o BIS tem trabalhado em testes como o que conecta por meio de pagamento instantâneo, os países de Singapura, Malásia e a Zona do Euro, contando com a Itália.

Apesar de não existir uma data de lançamento, a expectativa é de que o Pix Internacional seja lançado durante o ano de 2023. Com o Nexus em funcionamento, serão mais de 60 países conectados por meio de pagamento instantâneo, o projeto inclui o Brasil.

Rafael Henrique/SOPA/Getty Images