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O que a empresa pode fazer quando colegas de trabalho começam a namorar?

A empresa deve agir de acordo com a lei, mas o casal também deve seguir as regras de conduta de onde trabalham. Tire suas dúvidas aqui!

É comum que, durante a convivência no dia a dia, colegas de trabalho acabem se tornando um casal. Com isso, muitos colaboradores não sabem como agir diante dessa situação e até mesmo as empresas ficam em dúvida do que fazer. 

Entretanto, este assunto também está previsto na lei brasileira e existem determinadas medidas, principalmente pelos profissionais que fazem parte do casal. Existe algum risco? Veja abaixo o que fazer, se estiver nessa situação. 

O que deve ser feito de acordo com a lei?

O inciso X do artigo 5º da Constituição Federal diz que “são invioláveis a intimidade e a vida privada das pessoas”. Isso significa que a empresa não pode interferir no relacionamento amoroso para impedi-lo de acontecer. 

Entretanto, caso os companheiros demonstrem momentos mais íntimos e conduta inapropriada dentro da empresa em horário de trabalho, os envolvidos podem receber demissão por justa causa pelo empregador. Tal consequência está prevista no artigo 482 da Constituição. 

Cabe à empresa definir o que é certo ou errado e os limites de comportamento por meio de algum regimento interno ou código de ética da instituição. 

O casal deve informar à empresa sobre o relacionamento? 

É ideal que o casal não esconda o relacionamento da empresa em que trabalham. Por isso, aconselha-se que o relacionamento seja comunicado ao setor de Recursos Humanos ou ao gestor de cada um. Essa medida é importante para que fofoca e burburinho de colegas causem mal-estar. 

Para que não haja problemas com a empresa nem com o colaborador, sempre mantenha a postura profissional. Evite apelidos carinhosos, encontros dentro do trabalho ou mensagens pessoais por meio de canais destinados a contatos profissionais. 

Não deixe que o relacionamento interfira na produtividade, já que muitos empregadores acreditam que o namoro entre colegas afeta os resultados. Deixe para depois do expediente as interações com seu parceiro ou parceira, assim você evita feedbacks negativos dos gestores. 

Portanto, foque no seu trabalho e deixe seu relacionamento alheio a ele.

Imagem: fizkes / shutterstock.com