Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que é multa automatizada? Motoristas serão multados sem a presença de agentes de trânsito?

Descubra como multa automatizada funciona e como a tecnologia está sendo utilizada para aumentar a eficiência, segundo as leis de trânsito.

A era da tecnologia tem revolucionado muitos aspectos da nossa vida cotidiana e o campo das multas de trânsito não é exceção. Assim, a multa automatizada é um conceito que está ganhando destaque nas discussões sobre segurança viária e fiscalização de tráfego.

Ela se refere a um sistema de monitoramento e aplicação de multas que não depende da presença física de agentes de trânsito no local da infração.

Com o avanço da tecnologia, câmeras de vigilância, sensores e softwares sofisticados são utilizados para identificar infrações de trânsito, como excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas e desrespeito a semáforos.

A perspectiva para multas automatizadas

Multas de trâsnsito no parabrisa de um carro
Imagem: sockagphoto / shutterstock.com

Atualmente, os veículos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), em São Paulo, na Zona Azul, utilizam câmeras e GPS para identificar e registrar possíveis infrações de trânsito, como estacionamento em locais proibidos. Ainda, apesar de todo progresso tecnológico, um agente humano que verifica pessoalmente a irregularidade no local e executa as multas.

Ademais, a legislação vigente ainda não permite a aplicação automática de multas, sem a presença de um agente de trânsito. No entanto, movimentos visando alterar essa norma têm sido observados, dando expectativas de mudanças futuras.

Veja também:

Nubank Ultravioleta é pago? Saiba mais sobre o cartão black

O processo de fiscalização vai mudar?

A tendência é que com a evolução das tecnologias de monitoramento, em breve as câmeras dos veículos da CET possam aplicar multas automaticamente. Isso se dá através de um sistema integrado que analisa as imagens coletadas e envia os dados em tempo real para uma central, que valida as informações.

Desse modo, caso aprovada a nova regulamentação, inexistirá a necessidade da intervenção humana para validar a infração. Ou seja, poderão emitir as multas automáticas com base apenas nas imagens captadas pelas câmeras dos veículos de fiscalização.

Benefícios da automatização das multas de trânsito

Por fim, automatizar o processo de emissão de multas traz benefícios significativos, como:

  • Aumento na fiscalização e conformidade com as leis de trânsito;
  • Eficiência no processamento e registro das infrações;
  • Redução dos erros humanos no reconhecimento e registro das infrações;
  • Redução nos custos operacionais relacionados à fiscalização do trânsito.

Imagem: sockagphoto / shutterstock.com