Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que é RMI do INSS e para que serve?

Saiba tudo sobre a Renda Mensal Inicial (RMI) do INSS: entenda o cálculo e sua importância para o planejamento da aposentadoria.

A Renda Mensal Inicial (RMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um termo que se refere ao valor inicial que o assegurado do INSS deverá receber como benefício previdenciário. Entretanto, o valor da RMI varia conforme o tipo de auxílio, a regra de cálculo e as contribuições realizadas pelo beneficiário.

Assim, em uma era onde cada vez mais pessoas buscam a autonomia e o conhecimento sobre seus direitos e obrigações, entender o próprio valor de aposentadoria torna-se fundamental. Desse modo, nesta pauta, apresentaremos a estrutura, importância, diferença e cálculo do RMI. Confira.

Estrutura da RMI

Notas de dinheiro com um cofrinho e o aplicativo do INSS aberto em um celular
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

A RMI resulta de um cálculo que leva em consideração todas as contribuições realizadas pelo favorecido ao longo de sua jornada de trabalho. No entanto, este valor determina o benefício pago pelo INSS. Vale ressaltar que cada pessoa terá uma RMI diferente, uma vez que cada assegurado possui um histórico de contribuição distinto.

Nesse sentido, conhecer o valor da sua RMI apresenta clareza sobre a quantia do benefício que será pago pela Previdência Social. Além disso, entender o cálculo da Renda Mensal Inicial permite ao beneficiário programar sua vida financeira após a aposentadoria de maneira mais realista e segura.

Qual a diferença entre RMI e SB?

À vista disso, o Salário de Benefício (SB) é uma das partes que compõem o cálculo da Renda Mensal Inicial. Este valor indica a média de contribuição do assegurado e utilizado como base para a RMI. Embora ambos os valores sejam essenciais para determinar o valor final do benefício previdenciário, é importante não confundir esses dois termos distintos.

Veja também:

PagBank e Visa fecham grande parceria que vai premiar clientes com mais de R$ 750 mil em prêmios

Por fim, é possível revisar o cálculo da RMI, caso o assegurado identifique inconsistências no valor do benefício, como uma contribuição que não foi considerada, ou uma média aritmética equivocada. Estas situações possibilitam solicitar uma revisão do cálculo ao INSS. Isso configura como garantia de que o valor de seu benefício esteja correto.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com