Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que esperar das criptomoedas em 2023? Confira!

Se você está pensando em investir em criptomoedas, precisa saber como anda esse mercado. Confira as previsões para o ano de 2023.

Todo mundo que pensa em investir em criptomoedas, como o bitcoin, por exemplo, deve se perguntar: “qual o futuro desses criptoativos?”. Afinal, desde que eles apareceram no mercado, têm feito muita gente ganhar, mas também perder muito dinheiro.

Justamente por essa volatilidade tão grande, é difícil prever quais serão os resultados que as criptomoedas devem trazer para os próximos meses. O que sabemos é que 2022 não foi um ano fácil.

Se em janeiro de 2022 o bitcoin valia cerca de R$ 263 mil, nesta quinta-feira (29), há 3 dias de acabar o ano, a moeda está valendo R$ 87,7 mil.

Então, para saber o que esperar das criptomoedas em 2023, em termos de investimento e regulamentação, confira o texto completo a seguir.

Como será o mercado de criptomoedas em 2023?

Primeiramente, é preciso dizer que o mercado das criptomoedas já passou por várias crises, e mesmo assim se mantém. Mas 2023 já começa com uma grande novidade: o marco regulatório das criptomoedas no Brasil.

Isso será possível graças à Lei 14.478/2022, que vai regulamentar a prestação de serviços de ativos virtuais no país. Mas o que muda com essa regulamentação?

Em suma, uma das principais mudanças na lei é a criação de uma modalidade de crime de estelionato voltado especificamente para a questão das criptomoedas.

Nesse caso, a pena de prisão será de 4 a 8 anos, e será aplicada para quem gerir, ofertar ou distribuir carteiras de criptoativos com finalidades ilícitas, ou por qualquer meio fraudulento.

Além disso, a nova lei obriga empresas a manter registros de todas as transações com criptomoedas, para repassar essas informações a um órgão de controle. Quem não mantiver os registros, vai ser penalizado.

Por fim, algumas diretrizes que as empresas deverão seguir a partir de 2023 são:

  • apoiar a livre iniciativa e a livre concorrência;
  • ter transparência em suas operações e uma abordagem baseada em riscos;
  • garantir a segurança das informações e proteção de dados pessoais de clientes;
  • entre outros.

A verdade é que, para 2023, se você estiver pensando em investir em criptomoedas, as dicas são as mesmas. Esteja sempre atento ao mercado e suas mudanças, não comprometa uma porcentagem grande de sua carteira com esses ativos.

E sempre pesquise pela melhor corretora possível, ou seja, que tenha credibilidade no mercado.

Imagem: Chinnapong / shutterstock.com