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O que está por trás dos aumentos nos preços dos carros no Brasil?

O preço dos carros tem aumentado de forma expressiva nos últimos anos e alguns fatores podem explicar o atual cenário. Veja!

Segundo dados da consultoria Jato Dynamics, o preço médio de um carro novo no Brasil chega a R$ 130 mil. Nos últimos anos, os brasileiros têm assistido a um aumento expressivo nos valores dos automóveis do país. Isso vale tanto para os modelos mais novos, quanto para os mais velhos.

Mas, afinal, o que aconteceu com o setor automobilístico no país? A resposta envolve um conjunto de fatores sobre dificuldades estruturais, fiscais, burocráticas e econômicas. Não se tratam de novidades. O cenário do setor brasileiros sempre foi assim. 

Contudo, com o impacto dos efeitos da pandemia de Covid-19, que resultou em uma escalada inflacionária e uma redução de semicondutores no mercado, a situação ficou ainda pior. 

As informações são da BBC Brasil. 

Preço alto dos carros no Brasil

Uma das principais questões quando se fala do alto preço dos carros no Brasil se refere ao sistema tributário. Isso porque são vários tipos de impostos que incidem sobre os automóveis, com destaque para o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Produtos) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). 

Diante desse cenário, a tributação corresponde de 30% a 50% do valor final dos automóveis nacionais. Caso seja importado, o preço aumenta ainda mais. Isso faz com que os preços sejam ampliados, como uma forma de protecionismo e quem paga por isso são os consumidores.

Ademais, o custo de mão de obra do setor está entre os mais altos do mundo. Assim, o custo de produção é elevado. Por fim, apesar do tamanho do país, a infraestrutura brasileira nesse sentido ainda é considerada precária. Muitas estradas e rodovias se apresentam em péssimas condições para o transporte dos veículos, o que também é repassado aos compradores. 

Com os preços elevados, as montadoras têm procurado dialogar com o Governo Federal para que seja possível lançar um programa para a venda de “carros populares”, em que o preço seria entre R$ 50 mil e R$ 60 mil. 

O intuito é bastante claro: aumentar as vendas do setor automobilístico no país, o que poderia gerar empregos e ampliar a renda dos brasileiros. Além disso, o setor representa 22% do PIB (Produto Interno Bruto) da Indústria e 4% do PIB total. 

Imagem: khunkorn / Shutterstock.com