Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que fazer após perder o prazo de declaração do Imposto de Renda 2023?

Clique e saiba o que fazer caso você tenha perdido o prazo para realizar a declaração do Imposto de Renda de 2023! Entenda.

Em setembro, a Receita Federal realizou o último pagamento do Imposto de Renda de 2023. Nesse sentido, se você perdeu o prazo de declaração do IR, precisa regularizar essa situação. Isso porque, mesmo que tenha passado o prazo, que acabou em maio, é obrigatório entregar sua declaração de impostos.

Contudo, se esse for o seu caso, saiba que precisará pagar uma multa para realizar a regularização. O valor mínimo da multa é R$ 165,74, com cálculo de 1% ao mês de atraso sobre o imposto devido. Continue a leitura e entenda mais.

Saiba o que fazer se você perdeu o prazo da declaração do Imposto de Renda de 2023

Aplicativo Meu Imposto de Renda, da Receita Federal em smartphone
Imagem: Brenda Rocha – Blossom/shutterstock.com

O passo a passo para regularizar a situação é bem parecido com o que o contribuinte faz para realizar a entrega na data prevista. Assim, é possível fazer a entrega digitalmente, pelos canais da Receita Federal, ou pelo serviço “Meu Imposto de Renda“. É importante lembrar que, em 2023, o valor é referente ao ano-base de 2022.

Dessa forma, você deve preencher todas as informações corretamente, com seus rendimentos, despesas, dados pessoais, mesmo após o prazo de declaração do Imposto de Renda. Depois disso, o programa irá automaticamente calcular o valor da multa.

Após a entrega, o contribuinte tem 30 dias para realizar o pagamento do valor estipulado pela Receita Federal. Depois disso, deverá arcar com juros de mora. É possível realizar o pagamento por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), no site do órgão.

E como funciona a restituição, neste caso?

Ainda que haja a aplicação da multa, caso o valor pago seja maior do que o imposto que deve, o contribuinte ainda poderá receber a restituição. Mas, caso seja o contrário, ainda haverá um saldo complementar para quitação.

Veja também:

Lula cortou 50% do salário dos professores? Entenda a polêmica

Porém, mais importante que isso, é importante regularizar e realizar a declaração de imposto de renda mesmo após o prazo. Isso porque a não entrega do documento pode resultar em outras dificuldades financeiras, como, por exemplo: restrição para obter certidões negativas, dificuldade para obtenção de crédito e o CPF ficará irregular na Receita.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com