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O que fazer quando um cliente do Nubank morre?

Em caso de óbito de um cliente do Nubank é preciso entrar em contato com a instituição. Saiba como fazer isso.

A perda de um familiar pode abalar o emocional e desorientar uma pessoa, por isso, tudo que for feito para amenizar processos burocráticos nesses momentos é bem-vindo. O Nubank, por exemplo, possui um processo simples para agilizar o acesso à conta de uma pessoa falecida por seus familiares.

Assim, a primeira coisa a se fazer é comunicar o óbito ao Nubank, depois precisará enviar alguns documentos para a instituição. Em geral, qualquer pessoa da família ou até mesmo um advogado que tenha uma procuração autorizando sua atuação em nome da pessoa, pode solicitar o acesso à conta.

Documentos para solicitar acesso à conta de um cliente do Nubank falecido

A pessoa responsável por cuidar das finanças depois da morte de um cliente deve entrar em contato com o e-mail: [email protected]. Porém, antes de fazer isso, o familiar deverá emitir a certidão de óbito em um cartório de registro civil, uma vez que, esse documento é utilizado em diferentes momentos como para o sepultamento e inventário. Confira como comunicar o Nubank do óbito:

  • Envie a certidão de óbito com as bordas visíveis, preste atenção para que todas as informações estejam legíveis;
  • Encaminhe junto uma foto (selfie) do herdeiro, maior de idade, segurando o próprio documento de identidade;
  • Coloque em anexo uma foto de frente e verso do documento de identidade do herdeiro.

Como consultar as dívidas do cliente depois do óbito?

Ademais, um detalhe importante na hora de emitir a certidão de óbito é incluir no campo “averbações/observações” as informações sobre o herdeiro, uma vez que, elas serão utilizadas pelo Nubank para checar se a pessoa tem direito de consultar dívidas do cliente.

Contudo, informações mais detalhadas, são protegidas pela Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD) e pela lei de proteção do sigilo bancário. Sendo assim, a fintech só libera os dados após o envio de documento que prove a nomeação judicial ou extrajudicial do inventariante.

O inventário repassado ao Nubank precisa estar finalizado para o herdeiro ter acesso aos valores da conta do cliente falecido. Os advogados, quando autorizados, devem enviar uma cópia da procuração pública, uma foto com sua carteira da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e outra selfie com a cópia de seu documento de identidade.

Por fim, esses processos são realizados para evitar fraudes e garantir a segurança do cliente. No mais, os usuários com dúvidas também podem consultar o e-mail: [email protected], para obter mais informações.

Imagem: Tada Images / Shutterstock – Edição: Equipe Seu Crédito Digital