Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Os bancos não querem que você saiba DESTE segredo

Você sabe o que é “Spread Bancário” ou “Spread Cambial”? De modo geral, o Spread Bancário é uma importante fonte de receita para os bancos. Isso pois ela é a principal maneira pela qual eles geram lucro. 

Nesse sentido, quanto maior o Spread Cambial, maior é o lucro obtido pelo banco. Mas o que isso significa? Como funciona o Spread Bancário e por que os bancos não querem que você saiba deste segredo? Vamos entender!

O que é Spread Cambial?

Basicamente, é a diferença entre o preço de compra e o preço de venda de uma moeda estrangeira, que é calculado a partir da diferença entre a taxa de câmbio de compra e de venda de uma determinada moeda de outro país em relação à local.

Quando alguém precisa comprar uma moeda estrangeira para fazer uma transação internacional, por exemplo, o banco cobra uma taxa de câmbio que inclui o Spread Cambial. A questão é que essa cobrança muitas vezes é imperceptível no Brasil, tornando o mercado de câmbio frequentemente injusto.

Isso porque a taxa pode ter um impacto significativo sobre as transações internacionais e sobre as exportações e importações de um país. Assim, afeta o comércio exterior e a economia como um todo.

Como isso afeta as empresas? 

O Spread Cambial pode afetar negativamente as empresas no Brasil de diversas formas. Por exemplo, quando ele é alto, as corporações que precisam importar matérias-primas ou equipamentos podem enfrentar custos mais elevados, já que precisam pagar caro pela moeda estrangeira necessária para efetuar essas compras. 

Isso impacta diretamente o custo dos produtos finais, reduzindo a competitividade das companhias no mercado interno e externo. Além disso, as empresas exportadoras também são afetadas pelo Spread Cambial, pois a taxa de câmbio pode influenciar o preço de venda dos seus produtos no mercado internacional. 

Entendendo o quão impactante isso é para as instituições, afetando sua competitividade, suas exportações e sua saúde financeira, é preciso que as autoridades econômicas acompanhem a prática, que, ao mesmo tempo que pode causar impactos significativos nas empresas brasileiras, são grandes fontes de lucro para os bancos. 

Imagem: Olivier Le Moal/shutterstock.com