Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que são juros sobre Capital Próprio e como recebê-los?

Os juros sobre capital próprio, também chamados de JCP, são uma forma das empresas distribuírem lucros aos seus acionistas. Entenda melhor!

Afinal de contas, o que são os juros sobre capital próprio? Chamados também de JCP, eles são uma forma das empresas distribuírem lucro aos seus acionistas.

Além disso, funcionam como um tipo de proveito, isto é, uma quantia que cai de maneira pequena e contínua na conta do investidor na corretora, sem que ele tenha a necessidade de vender ações. 

Na lei, a orientação é que as empresas listadas na Bolsa definam o valor que será distribuído aos investidores. Contudo, essa quantia não pode ser menor que 25% do lucro líquido ajustado. Ou seja, o dinheiro que acaba sobrando para a empresa depois de efetuado todos os pagamentos de impostos.

Como funciona a distribuição do lucro?

A distribuição de lucro é considerada obrigatória e está prevista no Artigo 202 da Lei das Sociedades Anônimas, porém, essa obrigatoriedade é em relação aos dividendos. A lei em questão não menciona juros sobre capital próprio, portanto, embora seja comum, o pagamento de JCP, especificamente, não é obrigatório.

É preciso saber que receber juros sobre capital próprio é um benefício voltado para investidores mais aventureiros, pois trata-se de um mercado considerado de alto risco, propício àqueles que não têm medo de correr riscos na hora de investir. 

Como receber juros sobre Capital Próprio?

Para receber os juros sobre capital próprio, primeiramente, é preciso que você invista em ações na Bolsa de Valores. No mercado, algumas empresas acabam buscando a Bolsa como uma alternativa para arrecadar capital e impulsionar o próprio crescimento.

Fazendo isso, essas empresas abrem seu capital, colocando um pedaço delas à venda. Por exemplo, se uma companhia fosse uma torta, as ações dela seriam pequenas fatias que podem ser compradas por qualquer pessoa. 

Comprar uma ação significa virar dono de uma parte de determinada empresa e, como sócio, você pode receber alguns benefícios, como os juros sobre capital próprio e dividendos. Mas também vai passar a lidar com os altos e baixos da companhia.

Imagem: Buffik/ pixabay.com