Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O valor do imposto sobre herança será menor em 2023?

Sabia que quando você recebe uma herança, é necessário pagar um imposto sobre ela? Confira detalhes nesta matéria!

Recentemente, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou um projeto de lei que modifica o imposto sobre herança, conhecido como imposto de transmissão causa mortis e doação.

De maneira resumida, este imposto incide em todo valor recebido como herança ou doação por cidadão brasileiro. Ele é de competência impositiva dos estados e do Distrito Federal, previsto no artigo 155 da Constituição Federal.

Valor que será vigente em São Paulo

Com a aprovação do projeto de lei, a tributação sobre heranças reduz de 4% para 1%, enquanto as doações irão de 4% para 0,5%.

O governo do estado, Rodrigo Garcia (PSDB), ainda pode vetar a alteração, inclusive, esta é a vontade da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).

Segundo o secretário da Secretaria, Felipe Salto, “o projeto é uma bomba fiscal”, já que impede a arrecadação de mais de R$ 4 bilhões. Assim, o órgão se prontificou a enviar documentos de argumentação técnica para defender o veto do PL.

Quem paga o imposto?

Se o valor for uma herança por falecimento do titular, o imposto será de responsabilidade do herdeiro ou legatário. Por sua vez, se for uma doação, o donatário terá de responder pelo pagamento.

A última situação possível é a cessão de herança, de bem ou de título não oneroso e, nestes casos, será o cessionário o pagador do imposto.

Alíquotas do tributo

A tarifa é cobrada em cima do valor da herança ou da doação, cuja alíquota é definida de acordo com o estado de residência de quem paga pelo tributo. Como se refere a uma competência estadual, o valor pode variar entre 4% e 8% sobre o valor do bem.

Em alguns casos, o estado também prevê a possibilidade de uma alíquota progressiva, ou seja, quanto maior o valor do bem transmitido/doado, maior é a tributação.

Imagem: @drobotdean / Freepik