Oferta de crédito consignado cai devido a mudança do governo; saiba mais
Após mudanças do Governo Federal, oferta de crédito consignado acaba caindo entre aposentados e pensionistas do INSS. Veja o porquê.
Após mudanças realizadas pelo Governo Federal, aposentados e pensionistas têm acesso a uma menor oferta de crédito consignado. Nesse sentido, os beneficiários do INSS perderam cerca de R$ 16,54 bilhões no mercado desde que Lula anunciou a redução de juros para a modalidade.
As informações são do Banco Central e comparam o período com o mesmo do ano anterior. Entre março e setembro, a oferta de crédito foi de R$ 38,7 bilhões, representando uma queda de 30%. Entenda os motivos.
Veja porque mudança do governo atrapalhou a oferta de crédito consignado

Em março deste ano, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, anunciou que realizaria um corte nos juros do crédito consignado, o que diminui a oferta. Ou seja, o que antes era de 2,14% passou a ser de 1,70% ao mês. No entanto, essa movimentação fez com que diversos bancos cortassem a modalidade.
Veja também:
Caixa faz alerta importante para brasileiros que usam o PIX
Assim, a Caixa Econômica, o Banco do Brasil e outras instituições financeiras cortaram a oferta de crédito consignado, uma vez que os juros ficaram menores do que o permitido pelas regras do banco. Depois da polêmica, o governo anunciou o aumento para 1,97% ao mês. Contudo, a mudança durou até agosto, onde houve outra baixa, para 1,91%.
O que diz a Febraban sobre as mudanças?
Em outubro, o corte nos juros – Selic – diminui mais ainda e foi para 1,84% nos empréstimos com desconto em folha. Ainda que os dados para o próximo mês não tenham sido divulgados pelo BC, acredita-se que haja mais uma queda da taxa de juros.
Por conta disso, de acordo com o diretor de Produtos Bancários da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Rafael Baldi, muitas operações de oferta de crédito consignado no INSS não funcionam mais, o que afeta aposentados e pensionistas. Ele garante que esse público é o mais prejudicado com as mudanças do governo, que terá que migrar para opções mais caras.
Por fim, o diretor do Departamento do Regime Geral de Previdência Social, Benedito Brunca, diz que não há um corte no crédito consignado e que não é justo analisar por março a setembro. Esse anúncio acontece mesmo com a baixa na concessão e com a paralisação da oferta.
Imagem: Andrzej Rostek / shutterstock.com