Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Organização Mundial da Saúde emite um importante alerta; confira

Hoje (05), a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um importante alerta. Confira todos os detalhes aqui.

As medidas de proteção sanitária que adotamos devido ao coronavírus já foram flexibilizadas há um tempo, mas foi somente hoje (05) que a Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu o alerta oficial sobre o fim da pandemia da Covid-19. 

O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa e quem trouxe essa importante notícia foi o diretor da OMS, Tedros Adhanom. Isso significa, portanto, que, após três anos de preocupação, a doença deixou de ser uma emergência mundial. 

Em sua nota, a OMS destacou que o termo “pandemia” não é mais cabível à situação, pois deve ser usado somente quando há um impacto global. Confira os critérios de avaliação para o novo status da Covid-19.

Detalhes sobre a nota

Segundo a OMS, a redução nos casos de pessoas infectadas pelo vírus foi tanta que não há mais necessidade de tratar o assunto como pandemia. Sem dúvidas, a vacinação contribuiu para isso. 

Para chegar a essa conclusão, os dados semanais sobre mortes, hospitalizações e internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) foram analisados. Por fim, apesar de ainda haver algumas variantes, a Covid-19 não apresenta maior risco de gravidade que antes.

Sem dúvidas, o vírus causou danos irreparáveis em todo globo, mas iremos relembrar os impactos da crise no Brasil. Além disso, destacaremos uma importante questão: o mundo estaria preparado caso houvesse outra pandemia? 

Impactos da pandemia no Brasil

Durante a crise, a inflação e o desemprego aumentaram, com isso, o país retornou ao Mapa da Fome. Muitas medidas foram adotadas pelo governo, como o Auxílio-emergencial, o atraso no abono salarial PIS/Pasep e os saques emergenciais do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). 

Mas, sem dúvidas, o maior impacto foram as mortes causadas pelo vírus. Na corrida das vacinas, o Brasil estava atrasado. Vale lembrar que, em 2020, o país ficou entre as nações com mais casos da doença no mundo.

Foi somente um ano depois que o Brasil iniciou seu calendário de imunização contra a Covid-19. Até isso acontecer, mais de 400 mil pessoas morreram por falta do imunizante. Ademais, dados mais recentes apontam que houve mais de 700 mil mortes causadas pelo vírus.

Negociações e acordos para o enfrentamento de uma possível pandemia

Em março de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve reunido com outros líderes de Estado para discutir o que poderia ser feito caso houvesse outra pandemia. A proposta de negociação partiu da União Europeia e o objetivo foi negociar um acordo. 

Assim, determinariam-se como os países deveriam agir diante da situação. Contudo, o encontro foi confidencial e até o momento não temos mais detalhes se foi realmente decidido algo na reunião. 

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com