Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ótima notícia para concurseiros: governo vai autorizar diversos certames em breve

Atenção, concurseiros! Governo anuncia que deve autorizar diversos certames ainda neste mês. Saiba mais sobre a novidade.

Atenção, concurseiros! Em entrevista dada aos veículos de comunicação da EBC, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou que o governo deve autorizar o lançamento de certames federais em breve.

De acordo com a ministra, o primeiro bloco de concursos públicos federais autorizados deve ser lançado até o dia 10 de abril. Siga a leitura para saber mais.

Governo prepara lançamento de certames 

Ainda com base nas informações divulgadas por Dweck, o orçamento deste ano de 2023 deve priorizar os concursos públicos para órgãos com maior déficit de profissionais.

Durante a entrevista, a ministra afirmou que são muitas as áreas com necessidade. “Foi um período de muito desmonte, praticamente sem nenhum concurso”, explicou.

Ao todo, o governo deve anunciar três blocos de certames federais até dezembro. A ministra da Gestão não listou quais órgãos devem ter prioridade neste primeiro momento.

Por essa razão, concurseiros de todo o país devem estar atentos às próximas atualizações sobre o assunto. Ao longo da semana, novas informações devem surgir referentes aos primeiros certames federais lançados no novo Governo Lula. 

Situação salarial 

Além do lançamento de certames, em recente entrevista ao programa A Voz do Brasil, a ministra destacou os empenhos feitos para que se resolva a situação do reajuste salarial dos servidores públicos federais.

Também na entrevista, Dweck falou sobre a concessão do reajuste em 9%. Segundo a ministra, ainda é preciso a aprovação do Congresso Nacional. Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou ao Parlamento o documento com a lei que propõe a alteração. 

Existe a expectativa de que até o fim do mês possa ocorrer a aprovação do projeto para que o reajuste já possa valer a partir de maio. “Assim que ele for aprovado, o governo pode encaminhar o reajuste dos servidores”, explicou Esther Dweck.

Imagem: Rafastockbr / Shutterstock.com