Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

PagBank faz demissão em massa: cerca de 7% dos funcionários foram demitidos

Demissão em massa de funcionários do PagBank tem feito parte da realidade dos bancos digitais no Brasil. Veja o que está acontecendo

Nesta segunda-feira (16), ex-funcionários usaram as redes sociais para falar sobre a demissão em massa promovida pelo PagBank em seu quadro de funcionários. De acordo com os trabalhadores, as áreas mais afetadas pelos novos desligamentos foram tecnologia e metodologia. 

Segundo a instituição financeira, as demissões fazem parte do processo de reorganização operacional a fim de “melhorar a eficiência”. Nos últimos anos houve um crescimento significativo no número de contratados. Duas semanas atrás, algumas mudanças aconteceram no alto escalão da companhia.

O PagBank ainda confirmou que cerca de 7% dos funcionários foram demitidos desta vez. O percentual corresponde a aproximadamente 451 trabalhadores, com base nos dados presentes no Linkedin. As informações são do site Seu Dinheiro. 

Reestruturação da empresa 

Como citado anteriormente, a empresa realizou reajustes no comando da instituição logo na primeira semana de 2023. 

Alguns cargos foram trocados, mas ninguém deixou de fazer parte do alto escalão e ainda houve a chegada de uma nova integrante para o grupo para atuar como membro independente do conselho. 

Com base nos relatos dos ex-funcionários, a medida pegou todos os trabalhadores de surpresa. 

PagBank 

Segundo informações da instituição financeira, atualmente o PagBank é a empresa de pagamentos com o maior número de clientes no Brasil, além de um banco digital que detém cerca de 13 milhões de contas ativas. Teve lançamento em 2019 e conta com uma série de serviços financeiros.

Já o PagSeguro está em atividade desde 2006. Vale lembrar, ainda, que a plataforma pertence ao grupo Uol. Também em 2019, o faturamento anual da empresa era de R$ 1,367 bilhão. 

Situação das fintechs 

Demissões em massa têm feito parte do cotidiano das fintechs. No final do ano passado, o Nubank e a XP Investimentos anunciaram desligamentos. Agora, logo no primeiro mês de 2023, além do PagBank, o willbank também anunciou um corte no quadro de funcionários.

Ainda não se sabe quantas pessoas sofreram impacto. Diante de um cenário de elevação da taxa de juros, os bancos digitais não viram sua trajetória de crescimento ascender como nos anos anteriores.

Imagem: Alison Nunes Calazans / Shutterstock