Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Parcelamento sem juros no cartão poderá ser limitado; confira

O presidente do Banco Central apresentou uma proposta que limita o parcelamento das compras sem juros no cartão de crédito. Confira!

Neste mês, o Congresso Nacional aprovou um projeto que limita o juro do rotativo do cartão de crédito. Dessa forma, a medida prevê que o valor máximo que os bancos poderão cobrar no rotativo será o dobro da dívida inicial, isto é, 100%.

Diante disso, nesta segunda-feira (16), Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, apresentou uma proposta que limita a 12 parcelas as compras sem juros no cartão de crédito. No entanto, a medida ainda está em análise, de modo que o próprio órgão irá fazer simulações para mostrar ao setor a medida que possibilitaria a redução dos juros do rotativo do cartão de crédito.

Redução dos juros do cartão de crédito

O projeto de redução dos juros no rotativo do cartão avançou devido à forte alta do endividamento entre os brasileiros. No entanto, a medida só entrará em vigor se o setor não apresentar uma outra proposta para regular a modalidade até o final deste ano.

Dessa forma, um grupo de trabalho, formado por bancos, bandeiras de cartão, empresas de maquininhas, representantes do varejo e o Banco Central foi criado para discutir uma alternativa para o teto imposto pelo Congresso. E, assim, apresentá-la ao Conselho Monetário Nacional (CMN).

Diversos cartões de crédito empilhados sobre um teclado - cartão de crédito
Imagem: Suradech Prapairat / Shutterstock.com

Juros do cartão no Brasil

Entre as alternativas que estão sendo analisadas pelo grupo de trabalho, está a criação de regras para limitar o parcelamento sem juros, como a cobrança de uma tarifa extra para desincentivar a compra desenfreada com cartão de crédito em parcelas demasiadas, o que pode levar à inadimplência.

Veja também:

Supermercado oferta produtos com preços incríveis a partir desta quinta-feira (19); saiba mais

No entanto, para a Associação Brasileira de Bancos (ABBC), a limitação de juros no cartão pode diminuir o acesso ao crédito. O que impactaria negativamente na inclusão financeira no Brasil. Já o varejo afirma que o parcelamento possibilita a compra de produtos, principalmente de alto valor agregado.

Imagem: Suradech Prapairat / Shutterstock.com