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Páscoa mais cara? Especialistas indicam alta no preço dos ovos de chocolate

Saiba por que os ovos de chocolate podem ter um aumento de preço nesta Páscoa e como isso pode afetar o seu bolso.

Com menos de dois meses para a Páscoa, especialistas já sinalizam que o preço dos chocolates deverá ser mais elevado este ano. A razão para o aumento é a variação climática que tem afetado a produção do cacau ao redor do mundo. Essa situação tem gerado preocupações entre os consumidores e fabricantes, que podem enfrentar custos mais altos na produção de ovos e barras de chocolate.

Desde meados de 2023, os valores do cacau têm atingido máximas constantes no mercado internacional, principalmente devido às alterações meteorológicas. O impacto do fenômeno La Niña e o posterior El Niño, por exemplo, levaram a um aumento das temperaturas e a redução das chuvas em algumas regiões. Afetando diretamente a produtividade dos cacaueiros.

Produção de cacau em queda

Os efeitos desses fenômenos climáticos tornam-se ainda mais evidentes nos dois principais países produtores de cacau: Costa do Marfim e Gana. Além disso, a chegada dos ventos do deserto do Saara, conhecidos como Harmattan, ao Oeste da África, agravou ainda mais o cenário já desfavorável para a produção do cacau.

Ovos de chocolate Páscoa
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

Como resultado, essa alta de preços deverá ser repassada ao consumidor final nos próximos meses. Segundo Fernando Vichi, COO do Grupo CRM, dono das marcas Kopenhagen e Brasil Cacau, os chocolates na Páscoa de 2024 terão um preço mais “salgado” devido ao aumento no valor do cacau no mercado.

Consumidor vai pagar mais caro na Páscoa

A produção para a Páscoa deste ano começou em meio a um contexto desafiador, com os preços do cacau atingindo níveis significativamente mais altos em comparação com a média dos últimos anos. Entre setembro e outubro de 2023, observou-se um aumento de 30% a 40% nos preços, o que exigiu uma adaptação rápida por parte da indústria.

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Apesar do reajuste de preço em relação ao ano anterior, a magnitude desse aumento varia de acordo com as características específicas de cada produto. A indústria teve que ajustar seus custos e estratégias para manter a competitividade no mercado de Páscoa, considerando fatores como a qualidade do cacau, o tipo de produto fabricado e as demandas dos consumidores.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com