Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Páscoa mais salgada: preços de peixe e chocolate disparam em 2024

Descubra por que os produtos típicos da Páscoa, como peixe e chocolate, estão até 41% mais caros neste ano.

Com a chegada da Páscoa, muitas famílias se preparam para o tradicional almoço festivo, repleto de iguarias típicas da data. No entanto, um levantamento recente realizado pela empresa de dados para varejo e indústria Scanntech revelou que os preços dos produtos essenciais para a celebração subiram consideravelmente em relação ao ano anterior.

Assim, itens como peixe e chocolate apresentam aumentos expressivos, tornando a Páscoa deste ano mais custosa para os consumidores. Dessa forma, exploraremos os motivos por trás desses aumentos e como eles impactam a preparação e o orçamento das famílias.

Aumento nos preços dos produtos de Páscoa

Ovos de Páscoa de chocolate dentro de uma cesta e espalhados sobre uma mesa
Imagem: rfranca / shutterstock.com

Segundo o levantamento da Scanntech, os preços dos produtos típicos de Páscoa apresentaram um aumento médio de 8,84% em relação ao mesmo período do ano passado.

Essa alta é muito superior à inflação de alimentos registrada no período, que foi de apenas 0,67% conforme o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Itens como azeite (+41%), bacalhau (+36%) e outros peixes (+15%) lideram os aumentos, enquanto os tradicionais chocolates também não escaparam, apresentando um aumento de 8%.

Como economizar na Páscoa?

Com a alta de preços dos produtos de Páscoa, as famílias precisam repensar seus orçamentos e opções para a celebração. O aumento nos preços do azeite, bacalhau e outros peixes pode tornar a preparação do almoço de Páscoa mais onerosa, exigindo um planejamento financeiro mais cuidadoso por parte dos consumidores.

Ademais, o aumento dos preços dos chocolates pode impactar as opções de presentes e ovos de Páscoa disponíveis no mercado. Desse modo, os consumidores vão buscar alternativas mais acessíveis.

Logo, buscar por promoções, comparar preços e optar por marcas mais acessíveis são algumas estratégias que podem ajudar a reduzir os custos da Páscoa. Além disso, explorar opções alternativas de alimentos e presentes pode ser uma maneira de manter a tradição sem comprometer o orçamento familiar.

Imagem: rfranca / shutterstock.com