Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Paulo Guedes diz que dado sobre a fome no Brasil é mentiroso

Em declaração na última quarta (21), o chefe da pasta disse que é falsa a informação de que 33 milhões de pessoas passam fome no Brasil.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Provavelmente você conhece, ou já viu, alguém que não tem o que comer, ou que vive diariamente a insegurança alimentar. Entretanto, embora seja o ministro da economia do Brasil, parece que Paulo Guedes vive em outro país. É dito isso, pois apesar de toda a miséria que vemos diariamente pelas ruas do país, ele afirma que não há fome no Brasil. Isso mesmo.

O comentário infeliz do ministro ocorreu na última quarta-feira (21). Em declaração, o chefe da pasta disse que é falsa a informação de que 33 milhões de pessoas passam fome no Brasil. Além dele, Bolsonaro também nega essa informação.

Paulo Guedes se manifesta e diz que dado sobre a fome no Brasil é mentiroso

De acordo com Guedes, “Isso são fatos econômicos, não adianta. A tática política é de barulho: 33 milhões de pessoas passando fome. É mentira, é falso. Não são esses os números”. A declaração do ministro ocorreu durante a sua participação em um evento do setor automotivo, na cidade de São Paulo.

“O consumo dos mais frágeis está garantido com a transferência de renda. Por isso, é impossível que tenha 33 milhões de pessoas passando fome. Elas estão recebendo três vezes mais do que recebiam antes. E mesmo que tenha tido inflação e aumento de preço, não multiplicou por três, então o poder de compra está mais do que preservado”, completa Guedes.

Embora ele não tenha citado a pesquisa sobre a fome no Brasil, o Ministro da Economia se referiu ao Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid no Brasil. Em suma, o levantamento mostra que existem mais de 33,1 milhões de brasileiros em situação de insegurança alimentar grave. Ou seja, quando não existe uma garantia de acesso à alimentação suficiente.

E mesmo que negue os dados da pesquisa, Guedes não apresentou, em nenhum momento da sua declaração, os dados sobre a fome no Brasil que podem refutar o documento. A única “justificativa” que Guedes usou é que o aumento no valor e no tamanho do Auxílio Brasil eram capazes de impedir o aumento da fome. “Nós estamos transferindo três vezes mais recursos para os frágeis”.

Entretanto, é importante citar que nem todas as pessoas que conseguem entrar no Auxílio Brasil deixam de passar fome. Até porque, segundo os dados mais recentes do Dieese, no mês de agosto, o benefício não era suficiente para comprar uma cesta básica em 12 das 17 capitais pesquisadas.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: StanislauV / Shutterstock.com