Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pé-de-Meia: governo deve incluir mais 1 milhão de beneficiários; saiba mais

Programa Pé-de-Meia em expansão: mais 1 milhão de jovens serão beneficiados com bolsa-auxílio e educação financeira. Saiba como participar!

O governo federal está empenhado em ampliar os benefícios sociais através do programa Pé-de-Meia, visando incluir mais um milhão de pessoas e fornecer bolsas para 3,5 milhões de beneficiários. Assim, essa iniciativa visa garantir um maior alcance e impacto positivo na vida dos cidadãos brasileiros.

Em síntese, o Pé-de-Meia é um programa social que tem como objetivo fornecer assistência financeira para estudantes do ensino médio da escola pública. Por meio deste programa, o governo oferece uma bolsa auxílio mensal para auxiliar nas despesas desses alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Veja mais detalhes!

Ampliação do Pé-de-Meia

Portanto, com a proposta de incluir mais um milhão de pessoas, o governo pretende estender os critérios de elegibilidade para abranger uma parcela maior dos estudantes da escola pública. Isso significa que mais indivíduos terão acesso aos benefícios do programa, proporcionando uma maior inclusão social e redução das desigualdades.

Veja também:

Elo Flex: entenda o que é e quais são os benefícios de se cadastrar

Assim, com um investimento anual de R$ 7,1 bilhões, o programa atualmente atende a cerca de 2,5 milhões de jovens. No entanto, a expansão pretende incluir mais um milhão de estudantes, totalizando 3,5 milhões de beneficiários.

Jovem estudante com expressão feliz após receceber o Pé-de-Meia
Imagem: Reprodução / Governo Federal

Quem tem direito ao benefício

Por fim, confira os critérios de elegibilidade do programa Pé-de-Meia:

  • Estar matriculado no ensino médio em instituição pública;
  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Ter CPF Ativo;
  • Ter frequência escolar de pelo menos 80%;
  • Participar do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Enfim, o foco do Pé-de-Meia são estudantes de 14 a 24 anos matriculados no ensino médio da rede pública e jovens de 19 a 24 anos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assim, os repasses ocorrem por meio do app CAIXA Tem (disponível para Android e iOS) ao longo dos três anos do Ensino Médio.

Imagem: Reprodução / Governo Federal