Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pedágio grátis? Primeira tag de ‘free flow’ é instalada em estrada no Brasil; veja como funciona

O novo método de cobrança sem praças de pedágio está transformando a viagem do brasileiro. Veja como funciona e onde você pode usar

A ConectCar introduziu uma novidade no mercado brasileiro: a tag free flow. Disponível inicialmente na rodovia Rio-Santos (BR-101), essa tecnologia é inovadora. Isso porque ela permite o pagamento automático de pedágios sem a necessidade de cancela nos pórticos, economizando tempo e proporcionando maior fluidez ao trânsito.

Pioneira no país, a tag free flow da ConectCar é um sistema pré-pago, ou seja, o usuário carrega um valor inicial na tag. Além disso, a proposta da empresa visa não apenas agilizar a passagem dos motoristas, mas também facilitar a quitação dos valores, prevenindo o crescimento da inadimplência.

Onde já é possível utilizar a tag?

Carros passando por cobrança automática do pedágio com tags como conectcar ou semparar
Imagem: Dado Photos / Shutterstock.com

Atualmente, a modalidade está disponível em apenas alguns pedágios. A escolha se deu principalmente pelo grande fluxo de veículos leves. Confira os locais a seguir:

  • Km 414, em Itaguaí, Rio de Janeiro;
  • Km 447, em Mangaratiba, Rio de Janeiro;
  • Km 538, em Paraty, Rio de Janeiro.
  • Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul.

O uso da tag não se limita aos lugares que adotaram o sistema free flow. No entanto, em casos de pórticos normais, debita-se uma taxa de uso de R$ 17,90 no mês de utilização. De acordo com os dados da ConectCar, houve um aumento de 43% na solicitação do dispositivo na região da Rio-Santos em 2023, o que confirma o sucesso e a crescente aceitação da tecnologia pelos motoristas brasileiros.

Veja também:

Bradesco adere ao Meu INSS+ e vai dar muitos benefícios

O que é o pedágio sem cancela?

O sistema de livre passagem (ou free flow) nas rodovias e vias urbanas brasileiras permite que a cobrança pelo uso da via seja proporcional ao trecho percorrido pelo motorista, ao contrário do valor fixo convencional.

Assim, as tradicionais praças de cobrança darão lugar aos leitores de placas e emissores de radiofrequência, instalados ao longo da via e são capazes de ler as tags dos veículos. Dessa forma realiza-se a cobrança por quilômetro rodado, extinguindo a necessidade de parada para pagamento.

Imagem: gabriel12 / Shutterstock.com