Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pedágios passarão a aceitar pagamentos com cartões e Pix? Entenda!

Descubra como a nova portaria do Ministério do Transporte democratiza o pagamento de pedágios com a aceitação de Pix e cartões.

A partir da determinação do Ministério do Transporte, as concessionárias de rodovias federais — os pedágios — serão obrigadas a aceitar formas de pagamento mais modernas. Estamos falando de pagamentos com cartões de crédito, débito e até mesmo o famoso Pix.

Assim, essa iniciativa visa resolver inconveniências enfrentadas pelos usuários. Isso porque só era possível realizar o pagamento em dinheiro físico. A novidade, portanto, deve tornar as viagens bem mais ágeis e convenientes para todos. Confira, a seguir, todos os detalhes sobre o assunto!

Pagamento nos pedágios com cartões e Pix

Rodovia com um pedágio com vários guichês
Imagem: Deni Williams / shutterstock.com

A saber, as empresas concessionárias têm um prazo de 90 dias, contados a partir da data de publicação da portaria no Diário Oficial da União, para se adaptarem às novas regras e oferecerem as opções de pagamento determinadas.

Esse período permitirá que as empresas ajustem seus sistemas e treinem seus funcionários para garantir uma transição tranquila para os novos métodos de pagamento.

A quantidade de cabines que aceitarão as novas formas de pagamento terá determinação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), considerando a demanda de cada praça de pedágio. No entanto, a portaria estabelece que em cada praça deve haver pelo menos uma opção de pagamento que não envolva dinheiro físico, garantindo alternativas para todos os usuários.

Modernização nos pedágios

Com 26 concessões de estradas federais em operação no Brasil, sendo a maioria duplicada e reformada, a modernização no pagamento dos pedágios tem o potencial de tornar as viagens por essas rodovias mais práticas e seguras para os usuários.

Veja também:

Deu a louca no banco Inter: grande benefício é liberado para os clientes

Além disso, espera-se um aumento na fluidez do tráfego, contribuindo para uma experiência mais agradável nas estradas do país. Essa medida também reflete a busca por alinhar o sistema de pedágio às tendências tecnológicas e às necessidades dos usuários modernos, facilitando o acesso e proporcionando maior comodidade.

Imagem: Deni Williams / shutterstock.com