Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Percepção dos brasileiros sobre a inflação registra queda expressiva; veja

Percepção sobre a inflação entre os brasileiros, apresentada no Radar Febraban, mostra alterações significativas nos últimos meses. Confira!

Entre 2022 e 2023, os brasileiros viram a inflação do país registrar quedas significativas. Vale lembrar que, no passado, a taxa chegou a ficar na casa dos dois dígitos. Sendo assim, as famílias sofreram com a perda do poder de compra e só neste ano começaram a se recuperar. Diante desse cenário, a percepção sobre a inflação mudou.

De acordo com dados do Radar Febraban, a opinião de que os preços aumentaram ou aumentaram muito registrou redução de 25 pontos percentuais entre o levantamento de dezembro do ano passado e o de dezembro deste ano.

Antes, 79% dos entrevistados achavam que a inflação tinha subido de forma expressiva. Agora, esse percentual caiu para 54%. Além disso, os que apontam para a diminuição dos preços passaram de 10% para 24%.

Veja também:

IPTU e IPVA para 2024: confira os valores de base dos impostos

Percepção sobre a inflação entre os grupos

A pesquisa realizada pela Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) mostra a percepção sobre a inflação entre diferentes grupos sociodemográficos. Nesse sentido, confira os principais destaques entre os brasileiros que acham que os preços aumentaram nos últimos meses. 

  • 55% são do sexo masculino;
  • 56% têm entre 18 e 24 anos;
  • 58% contam com ensino superior;
  • 55% recebem até dois salários mínimos.

Além disso, é importante destacar que o grupo de brasileiros com a percepção de uma evolução na vida pessoal familiar também aumentou de 43% para 46% entre dezembro do ano passado e este mês. 

Imagem de uma pessoa analisando recibos em um mercado
Imagem: Denys Kurbatov/Shutterstock.com

Grupos que apontam para a redução da inflação

Em contrapartida, os principais grupos que apontaram para uma redução da inflação no período foram:

  • Sexo feminino (25%);
  • Pessoas com idade entre 45 e 59 anos (29%);
  • Brasileiros com ensino fundamental completo (25%);
  • Moradores da região Nordeste (39%). 

Por fim, vale destacar que, considerando a média geral, o grupo de pessoas que acreditam na queda dos preços nos últimos meses chegou ao patamar de 24%.

Imagem: Denys Kurbatov/Shutterstock.com