Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Péssima notícia para ESTES bancos; você é cliente de algum deles?

Agência de classificação americana rebaixa a nota de 11 bancos diferentes. Saiba quais são eles e o motivo para a redução

Uma agência de classificação dos Estados Unidos diminuiu a nota de 11 bancos americanos depois da crise financeira. De acordo com a Moody’s, o problema das instituições regionais dos Estados Unidos é a forma como administram os ativos e passivos. 

No início de 2023, o sistema financeiro americano sofreu um abalo quando três bancos regionais faliram: Signature Bank, Silvergate e Silicon Valley Bank. Com isso, o mercado ficou mais alerta e as falhas na administração das instituições menores ficaram mais evidentes.

Com isso, os investidores estão mais cautelosos em aplicar seu dinheiro nessas empresas, sentimento que as agências de classificação estão seguindo. Por exemplo, Western Alliance Bancorp, um dos mais afetados, desceu dois níveis nas notas. 

Quais bancos foram rebaixados?

De acordo com a classificação da Moody’s, além do Western Alliance Bancorp, os bancos que a agência diminuiu as notas foram:

  • Bancorp;
  • Zions Bancorp;
  • Bank of Hawaii;
  • First Republic Bank;
  • U.S. Bank;
  • Associated Banc;
  • Comerica;
  • First Hawaiian;
  • Intrust Financial;
  • Washington Federal.

Os bancos acima têm algumas características em comum, como o fato de oferecerem empréstimos a juros baixos, comprarem títulos do governo com taxas baixas e a grande quantidade de depósitos dos seus clientes não possuírem garantias. 

No atual cenário, um problema de liquidez em algumas dessas instituições pode levar a uma nova falência e voltar a abalar o mercado. 

Grandes instituições financeiras mostram crescimento nos lucros

Enquanto a nota dos bancos regionais cai, as grandes instituições bancárias dos Estados Unidos apresentam um crescimento de mais de 17% nos lucros do primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2022.

Assim, os resultados do JPMorgan Chase, Bank of America, Wells Fargo, Citigroup, Goldman Sachs e Morgan Stanley nos primeiros três meses de 2023 foram de US$ 36,5 bilhões. Além disso, 4 desses bancos apresentaram um crescimento nos rendimentos. 

Apenas o Morgan Stanley e o Goldman Sachs tiveram resultados melhores no início de 2022 em comparação com os números de 2023.

Imagem: Anton_AV/shutterstock.com