Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Péssima notícia para quem recebe vale-refeição

Equilibrando os pratos! Pesquisa aponta gasto médio por dia de um trabalhador com a alimentação. O seu é vale-refeição é suficiente?

Quem trabalha fora sabe que, muitas vezes, é muito difícil preparar de antemão sua comida em casa, por isso, acaba comendo fora. Mas, isso não deveria ser um problema. Afinal, o trabalhador pode contar com o vale-refeição para comer durante o mês todo, não é mesmo? Infelizmente, não é o que acontece.

Comer fora está cada vez mais caro, mas o valor dos tickets não tem acompanhado a tendência. Segundo pesquisa da Sodexo Benefícios e Incentivo, o valor do vale não cobre o preço pago pela alimentação durante todo o mês.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT), o gasto médio por refeição no quilo é de R$ 40,64. Sendo assim, funcionários precisam pagar do próprio bolso a refeição feita fora de casa.

Quanto dura o vale-refeição no mês?

As empresas que oferecem o auxílio para a alimentação do trabalhador apontam que o benefício deveria durar 22 dias. No entanto, segundo a pesquisa previamente citada, o valor dura somente 11 dias, ou seja, metade do período! Esse número é menor do que a duração em 2022, que era de 13 dias.

Como medida para estender os dias de uso do vale, as empresas até aumentaram o valor do benefício de 2022 para cá. No entanto, devido ao preço dos alimentos, a medida não se mostrou suficiente para custear as refeições realizadas ao longo do mês.

Economia que prejudica a saúde

Como forma de poupar os gastos com a alimentação, pessoas que precisam comer fora durante o intervalo de trabalho acabam escolhendo opções mais em conta. Porém, essas escolhas geralmente não são as mais saudáveis, tais como: lanches e sanduíches. Assim, ao tentar economizar na comida, quem sai perdendo é a saúde.

Soraia Batista, nutricionista da Sodexo, alerta que para o bom desempenho durante suas horas de serviço, o trabalhador precisa estar bem alimentado. Ela ainda aponta que, às vezes, as escolhas feitas prejudicam tanto o bolso quanto a saúde. “Se o profissional opta por um lanche como refeição, ou ele irá gastar mais do que o esperado durante à tarde ou ele optará por ficar com fome até chegar em casa”.

Imagem: rocharibeiro / Shutterstock.com