Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Petrobras anuncia boa notícia para os brasileiros

Comunicado da Petrobras traz boa notícia para os brasileiros em relação ao valor de importante combustível. Saiba mais sobre!

A Petrobras anunciou na última quarta-feira, 19 de julho de 2023, uma novidade que promete ser boa para grande parte dos brasileiros. No caso, o comunicado da estatal informa que o valor do gás natural diminuirá a partir do dia 1° de agosto.

Conforme nota do grupo, o preço do combustível vai cair em quase 10%, sendo que essa redução é fruto de uma variação trimestral prevista em contrato. Assim, essa será mais uma redução do produto ao longo de 2023.

Assim, com a notícia da Petrobras, o gás natural aparece entre os produtos com principal queda de preço ao longo desse ano. Ademais, em outro contexto, a gasolina aparece como um dos combustíveis com maior valorização desde o início de 2023.

Posição da Petrobras

Conforme comunicado da Petrobras, o gás natural terá uma redução média de 7,1% ao longo do início do próximo mês. Dessa forma, esse produto, no acumulado do ano, teve uma redução de 25% do seu valor.

A nota da Petrobras aponta que a variação do barril Brent, a margem de suprimento dos distribuidores, os lucros federais e estaduais e a taxa de câmbio, estão entre os motivos para a queda no valor do combustível.

Alta da gasolina

Ainda que a Petrobras não tenha impacto direto nesse movimento, a gasolina teve uma alta de 11,8% entre janeiro e maio desse ano. Inclusive, o levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) aponta que o produto teve aumento no valor em todos os estados do país, sendo que, em algumas unidades federativas, a variação foi acima de 15%, como os estados:

  • Amazonas;
  • Acre;
  • Roraima;
  • Sergipe;
  • Paraíba;
  • Espírito Santo;
  • Amapá.

Por fim, a ANP aponta que as ações da Petrobras não tiveram impacto para essa alta na gasolina. De acordo com o estudo, a volta da cobrança de alguns impostos como, o ICMS, estão entre os motivos principais para a variação.

Imagem: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock.com