Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

PF apura participação de funcionários da Caixa em fraude nos benefícios sociais

A Polícia Federal (PF) deflagrou recentemente uma operação contra fraudes em benefícios sociais. Saiba mais!

Na última sexta-feira (16), a Polícia Federal (PF) realizou uma operação denominada Menecmas. O objetivo é de identificar e coibir um esquema de fraudes em contas sociais beneficiárias, particularmente o Seguro Defeso.

Trata-se, portanto, de um benefício concedido a pescadores artesanais durante o período de proibição da atividade pesqueira. Saiba mais informações sobre o desenrolar dessa investigação na sequência!

PF realiza operação contra fraude no Seguro Defeso

Polícia Federal em operação golpe do seguro
Imagem: Joa Souza / Shutterstock.com

A operação da PF resultou em um total de 9 mandados de busca e apreensão nas cidades de Cuiabá (MT), Rondonópolis (MT) e Redenção (PA). A 5ª Vara da Justiça Federal de Cuiabá foi a responsável pela emissão da ordem. De acordo com a Polícia Federal, as ações dos investigados se enquadram nos crimes de estelionato em continuidade delitiva e associação criminosa.

As investigações tiveram início com uma denúncia feita por um beneficiário do Seguro Defeso. Este, ao tentar sacar seu benefício em uma agência bancária, descobriu que terceiros já haviam sacado as parcelas. Houve a identificação de vários indícios na base do Projeto Tentáculos, da Polícia Federal.

Ademais, esse projeto centra todos os processos de contestação de fraudes recebidos diretamente da Caixa em um repositório único de dados, denominado de Base Tentáculos.

Saiba mais sobre o nome da operação

Sendo assim, a operação recebeu o nome de “Menecmas”, termo de origem latina que significa sócias. Segundo a PF, esse nome faz alusão às pessoas que se passam pelos titulares dos benefícios para efetuarem cadastros fraudulentos no aplicativo Caixa Tem e realizarem saques fraudulentos com documentos falsos.

Por sua vez, a Caixa afirmou em nota que dispõe de tecnologias e equipes especializadas destinadas a mitigar riscos de segurança em seus processos e canais de atendimento.

Veja também:

Nubank diversifica com investimentos CDBs indexados à inflação

Por fim, o banco atua em conjunto com a Polícia Federal e outros órgãos de segurança pública para identificar, prevenir e combater fraudes e golpes. Informações sobre irregularidades e procedimentos correcionais não têm divulgação, respeitando o sigilo da operação.

Imagem: Joa Souza / Shutterstock.com