Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

PIB da Zona do Euro tem alta no 2° trimestre de 2023

Além do tamanho do crescimento, entenda quais países foram destaque dentro do PIB da Zona do Euro. Saiba mais!

A agência de estatísticas da União Europeia (Eurostat) divulgou, nesta segunda-feira, 31 de julho de 2023, um relatório com o PIB da Zona do Euro no segundo trimestre de 2023 (2T2023). Conforme o relatório, o Produto Interno Bruto da região teve um crescimento de 0,6 pontos percentuais.

Ou seja, o resultado superou as expectativas de diferentes agentes de mercado. Por exemplo, o The Wall Street Journal apontava que o indicador do Produto Interno Bruto da região seria menor do que o apresentado.

Além da questão do PIB da Zona do Euro, o Eurostat também publicou a lista com as nações que apresentaram a maior alta durante o período. Assim, é útil entender quais países se destacaram e quais apresentaram perdas no último trimestre.

Alta no PIB da Zona do Euro

Como apresentado, a Eurostats apontou que o PIB da Zona do Euro teve alta de 0,6 pontos percentuais ao longo do segundo trimestre deste ano. Dessa forma, tal crescimento indica acréscimo de 0,3 pontos percentuais na comparação com o primeiro trimestre de 2023.

Inclusive, esse foi outro dado que ficou acima das expectativas do mercado, que projetavam uma alta de 0,2 pontos percentuais na comparação entre os períodos. Contudo, tal indicador reflete um período de desaceleração no paralelo com o 1T2023.

Países em destaque

Conforme o levantamento do Eurostat, alguns países se destacaram positiva e negativamente na construção do PIB da Zona do Euro. Nesse cenário, vale citar, inicialmente, nações que apresentaram prejuízo frente ao trimestre anterior. No caso, foram elas:

  • Suécia – queda de 1,5%;
  • Letônia – queda de 0,6%;
  • Áustria – queda de 0,4%;
  • Itália – queda de 0,3%.

Por outro lado, alguns países tiveram mudança positiva, impactando inclusive no crescimento do PIB da Zona do Euro no período. Nesse caso, vale apontar a Lituânia, com acréscimo de 2,8% no período, e, especialmente, a Irlanda, que apresentou alta de 3,3% no 2T2023.

Imagem: VAKS-Stock Agency/ Shutterstock.com