Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

PIB: resultado põe Brasil à frente de EUA e França

O IBGE divulgou os números oficiais relacionados ao PIB brasileiro no ano de 2023. Saiba mais informações sobre os dados!

Nesta sexta-feira (1º), o IBGE (instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou os resultados oficiais do PIB (Produto Interno Bruto) em relação ao ano de 2023. Logo, registou-se um crescimento de 2,9% na economia. No ano, o total foi de R$ 10,9 trilhões em termos nominais.

Assim, o país está em 6º lugar num ranking global que reuniu 15 países do G20. Este grupo abrange as maiores e mais influentes economias ao redor do globo. Saiba mais informações na sequência!

Brasil registra 2,9% de crescimento do PIB em 2023

Imagem de blocos formando a palavra PIB. Ao fundo, uma bandeira do Brasil.
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Superando potências econômicas consolidadas como os Estados Unidos e a França, o desempenho brasileiro alcançou notoriedade internacional. Entretanto, ainda ficamos atrás de economias emergentes de rápido crescimento como a China, Índia e México.

Por sua vez, este levantamento teve sua realização pela Secretaria de Política Econômica, um órgão vinculado ao Ministério da Fazenda. A pesquisa envolveu todos os países do G20 que anunciaram os resultados oficiais do seu Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, um total de 15 nações.

Comparação com outras economias do mundo

O pódio do crescimento econômico é liderado pela Índia com um impressionante aumento de 7,6% em seu PIB durante 2023, seguida de perto pela China (5,2%) e Indonésia (5,1%). Mais abaixo na lista, a Turquia e o México registraram crescimentos de 4,5% e 3,2% respectivamente.

A Coreia do Sul, que ficou logo atrás do Brasil na classificação, viu sua economia crescer 2,6%. Os Estados Unidos, apesar de ainda serem a maior economia do mundo, geraram um crescimento de 2,5%, posicionando-se estritamente na oitava posição. Outras economias incluem o Japão (1,9%), Canadá (1,1%), França (0,9%), Itália (0,7%) e Reino Unido (0,1%).

Veja também:

Grande promoção do Bradesco é prorrogada até o fim do mês; saiba como aproveitar

Por fim, nas últimas posições do ranking, estão a Alemanha e a Arábia Saudita, que registraram retrações em suas economias de 0,3% e 0,9% respectivamente.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com