Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

PIS/PASEP pode ser suspenso para mais de 400 mil pessoas

PIS/PASEP pode ser suspenso para mais de 400 mil pessoas. Entenda porque o abono pode ser bloqueado e quem pode sacar o dinheiro.

Mais de 400 mil pessoas podem ter o PIS/PASEP suspenso em dezembro. O abono salarial é pago a todos os trabalhadores com carteira assinada e pode ser sacado somente até o dia 29 de dezembro de 2022

O motivo da suspensão é que cerca de 441 mil trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial do PIS/PASEP em 2022. De acordo com o Ministério do Trabalho, 134.734 trabalhadores não resgataram o PIS e 306.834 não sacaram o PASEP. 

O valor repassado ao trabalhador varia de acordo com a quantidade de meses trabalhadas no ano-base. Assim, 387 milhões de reais ainda estão disponíveis. Sendo assim, de acordo com as regras, os trabalhadores que não fizerem os saques até 29 de dezembro, terão o dinheiro suspenso e só poderão recolher o abono no ano que vem. 

Quem recebe o PIS/PASEP?

Tanto trabalhadores da iniciativa privada (PIS), quanto os servidores públicos (PASEP) têm direito ao abono. Entretanto, eles precisam cumprir alguns critérios. Por exemplo:

  • Estar inscrito no PIS/PASEP há, pelo menos, 5 anos;
  • Ter trabalhado com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias no ano-base;
  • Ter recebido até 2 salários mínimos;
  • Seus dados precisam constar na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

O pagamento do PASEP aos funcionários públicos é feito pelo Banco do Brasil, já o pagamento dos trabalhadores da iniciativa privada (PIS) é feito pela Caixa

Como consultar o abono

Para saber se tem direito ao benefício, o trabalhador pode ligar para o Ministério do Trabalho pelo número 158. O aplicativo Carteira de Trabalho Digital (Android e iOS) também traz essa informação. 

Além disso, a consulta também pode ser feita no site gov.br. Os servidores públicos também podem ligar para os números  4004-0001, para quem mora em capitais e regiões metropolitanas e 0800 729 000 para quem vive no interior.

Os trabalhadores podem sacar valores entre R$101,00 e R$1.212,00.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom/shutterstock.com