Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

PIS/Pasep tem saque triplo liberado; veja se você tem direito

O saque do PIS/Pasep está liberado para os trabalhadores da iniciativa privada, assim como aos servidores públicos.

O saque triplo do PIS/Pasep está disponível neste mês. Em suma, o governo liberou 3 pagamentos do benefício para muitos brasileiros. É importante dizer que a liberação acontece para os trabalhadores da iniciativa privada e aos servidores públicos.

Os valores se destinam tanto para quem trabalhou em 2019 quanto em 2020. Ademais, há a liberação das cotas do fundo do programa. Abaixo, confira como saber se você tem direito ao saque triplo.

Abono do PIS/Pasep tem saque triplo liberado

Abaixo, confira os detalhes do saque triplo:

1. Abono salarial (ano-base de 2020)

O abono salarial do PIS/Pasep ano-base de 2020 espera o saque de meio milhão de trabalhadores. Os pagamentos se iniciaram em fevereiro, e os saques estão disponíveis até o dia 29 de dezembro deste ano.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, até abril, 561.073 mil trabalhadores ainda não tinham sacado o dinheiro do programa. Isso equivale a um total de R$ 523,2 milhões.

Enquanto o PIS é pago pela Caixa, o Pasep é pago pelo Banco do Brasil. O trabalhador do setor privado pode consultar o benefício através dos apps Caixa Trabalhador e Caixa Tem. Enquanto isso, o servidor público pode ver as informações pela Central de Atendimento BB (4004-0001, em capitais e regiões metropolitanas; ou 0800 729 0001, no interior).

Além disso, nos dois casos, é possível fazer uma consulta pelo telefone 158, ou pela Carteira de Trabalho Digital. Abaixo, confira o passo a passo:

  1. Baixe o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS);
  2. Em seguida, acesse a plataforma com o CPF e a senha do gov.br;
  3. Depois disso, ao entrar na página inicial, toque em “Benefícios”;
  4. Por fim, selecione “Abono Salarial” e veja as informações disponíveis.

Para receber, o trabalhador precisa se enquadrar nestes requisitos:

  • Ter cadastro no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos;
  • Receber uma remuneração mensal média de até 2 salários mínimos durante o ano-base em questão;
  • Exercer atividade remunerada por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base em questão;
  • Ter os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

2. Abono PIS/Pasep (ano-base de 2019)

O trabalhador pode pedir o PIS/Pasep atrasado em uma das agências do Ministério do Trabalho e Previdência. Também há outras opções, como:

  • Através da central Alô Trabalho, pelo telefone 158;
  • Por meio de uma mensagem de e-mail, pelo endereço [email protected], substituindo as letras “uf” pela sigla do estado em que reside;
  • Através do portal gov.br.

Ademais, o aplicativo Carteira de Trabalho Digital permite a consulta.

3. Cotas PIS/Pasep

Mais de 10 milhões de trabalhadores que atuaram com a carteira assinada entre 1971 e 1988 têm direito às cotas do fundo PIS/Pasep. Um valor maior que R$ 23 bilhões está disponível. Vale dizer que as cotas não estão relacionadas ao pagamento do abono, liberado anualmente.

É importante citar que, caso o trabalhador esteja morto, são os herdeiros ou dependentes que possuem direito ao benefício. O prazo se encerra no dia 31 de maio de 2025, sem novas chances para resgate.

Saque das cotas pelo titular

Se a pessoa quiser fazer o saque do PIS/Pasep, é preciso apresentar um documento oficial com foto e pedir as informações sobre as cotas. Para isso, é possível ir até uma agência da Caixa.

Saque das cotas pelos herdeiros

Por fim, se o titular morreu, os herdeiros ou dependentes podem ganhar as cotas de seus familiares. Para isso é preciso ir até a Caixa e comprovar a situação e a identificação.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom/shutterstock.com