Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pix deve passar por mudanças em 2024; confira

O Pix ganhou popularidade entre os brasileiros. Diante disso, o Banco Central anunciou uma nova funcionalidade do meio de pagamento. Veja!

Lançado em 2020, o Pix tem tomado cada vez mais espaço entre os brasileiros devido a facilidade e rapidez que oferece a seus usuários. Diante disso, recentemente, o Banco Central anunciou a implementação do Pix Automático, que deve entrar em vigor no dia 28 de outubro de 2024.

Assim, o novo sistema é similar ao débito automático. No entanto, o débito dos valores ocorrerá instantaneamente da conta do usuário, sem a dependência do limite estabelecido pela instituição financeira. Veja mais detalhes da nova funcionalidade!

Como irá funcionar o Pix Automático

Portanto, o Pix Automático facilitará acordos para empresas e alcançará um público mais amplo que o débito automático, que atualmente é limitado pelas instituições financeiras. Assim, o Pix Automático será exclusivamente voltado a pessoas jurídicas. Além disso, seu funcionamento passará por testes em setembro, antes do lançamento oficial em outubro.

Dessa forma, o Banco Central irá estipular diretrizes rigorosas para o novo sistema, como autorização prévia, cancelamento, rejeição, liquidação, devolução e responsabilização em situação de erros, entre outras normas. Então, as instituições que não cumprirem com estes critérios estarão sujeitas a multas por atrasos na oferta do serviço.

Celular com logo do Pix. Ao fundo, logo do Banco Central (BC)
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

Nova alternativa

Enfim, com o novo sistema, clientes poderão pagar taxas recorrentes a empresas através do Pix Automático sem a necessidade de estabelecer um contrato com os bancos dos consumidores que pagam as contas. Como, por exemplo, escolas, condomínios, planos de saúde, e companhias de energia e água poderão habilitar o pagamento via Pix Automático. 

Veja também:

Caixa Tem vai liberar parcelas de R$ 750, saiba mais!

Portanto, como dito anteriormente, este novo método de pagamento será uma alternativa ao atual débito automático que desconta automaticamente o valor de boletos das contas correntes cadastradas nos bancos no dia do vencimento. 

Ademais, o Pix Automático permitirá que até mesmo pequenos empreendedores possam estabelecer seus comércios com clientes de qualquer instituição financeira, desde que sejam usuários do Pix. Para isso, somente será necessário um contrato com um único

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com