Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pix em 2023: confira todas as mudanças no método de pagamento

Pix em 2023: confira todas as mudanças que o Banco Central vai promover no método de pagamento instantâneo.

O Banco Central (BC) anunciou no início de dezembro algumas mudanças para o Pix em 2023. De acordo com a instituição, a ideia é atualizar o sistema de pagamento instantâneo e dar mais comodidade aos usuários.

Por isso, novas regras foram estabelecidas e passarão a valer a partir do dia 02 de janeiro de 2023. Atualmente, o Pix conta com mais de 50 milhões de usuários em todo o país. 

Além disso, movimenta milhões de reais todos os dias. Por exemplo, em dezembro o sistema bateu todos os recordes e processou mais de 99 milhões de reais.

Novas regras para o Pix em 2023

As novas regras para o Pix em 2023 atingirão tanto as pessoas físicas, quanto as jurídicas. Isso porque elas envolvem os limites de transferência, flexibilização do horário noturno, Pix troco e Pix saque. Assim, as novas regras para o Pix em 2023 são:

  • alterações no limite — atualmente, os usuários têm um valor limite por transação. A partir de 2023, esse limite passará a ser diário. Ou seja, eu posso fazer quantos Pix quiser até atingir o limite, ou um único Pix com o valor total;
  • novo horário noturno — depois das 20h da noite o BC limita os valores que podem ser transferidos via Pix. Em 2023, os usuários podem escolher quando o horário noturno começa, ou seja, às 20h ou 22h;
  • novos limites para o Pix troco e Pix saque — o BC aumentou o limite para essas duas modalidades. Assim, o limite passa de R$ 500 para R$ 3.000 durante o dia. De noite, o limite passa de 100 para mil reais.

Mudanças para pessoas jurídicas

Além dessas mudanças, as pessoas jurídicas também terão alterações no Pix em 2023. Dessa forma, os limites de transações não serão mais determinados pelo BC. Agora, as instituições bancárias serão responsáveis por estabelecer esse limite. 

Imagem: rafapress / shutterstock.com