Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pix Saque e Pix Troco registram novo recorde em outubro

Dados do Banco Central mostram número de transações relacionadas ao Pix Saque e Pix Troco a cada mês. Confira!

O Pix Saque e o Pix Troco são modalidades que possibilitam o acesso ao dinheiro em espécie aos usuários. Lançados em 2021, as funcionalidades têm apresentado trajetória crescente de uso, com destaque para uma delas, que é muito mais utilizada pelos brasileiros. 

De acordo com os dados divulgados pelo Banco Central, no último mês de outubro, o número de transações realizadas por meio das funções chegou a 983.137. No mês anterior, foram 876.261, após uma queda em relação ao mês de agosto. 

Desse modo, o Pix Saque e o Pix Troco alcançaram o recorde de transações desde sua criação, em 2021. Vale destacar, no entanto, que o Saque tem um uso muito mais expressivo entre os consumidores.

Trajetória do Pix Saque e Pix Troco em 2023

Ao longo deste ano, o Pix Saque e o Pix Troco apresentaram crescimentos significativos, com uma maior aderência da população. Sendo assim, veja o histórico de número de transações.

  • Janeiro: 552.800;
  • Fevereiro: 555.165;
  • Março: 694.879;
  • Abril: 660.142;
  • Maio: 786.689;
  • Junho: 771.732;
  • Julho: 855.649;
  • Agosto: 928.761;
  • Setembro: 876.261;
  • Outubro: 983.137. 

Como pode se observar, as modalidades apresentaram um aumento crescente no que se refere às transações realizadas, com quedas seguidas de altas ao longo deste ano. Nesse sentido, cabe destacar que o número relacionado ao Pix Saque, em outubro, chegou a 974.281. Ou seja, a grande maioria. 

Veja também:

Confira as lojas virtuais com as melhores reputações

Celular exibindo a logo do Pix na tela, ao fundo a logo do Banco Central do Brasil.
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

Funcionamento das modalidades

O Pix Saque funciona da seguinte forma: o usuário realiza uma transferência com um valor que deseja ter em espécie, sem efetuar nenhuma compra, e o estabelecimento retorna aquele valor em enviado em notas físicas. O limite é R$ 3 mil de dia, e R$ 1 mil à noite. Pessoas físicas podem fazer até 8 saques por mês, gratuitos.

Já o Pix Troco, bastante semelhante, possibilita que o cliente faça uma compra e na hora de pagar, passe uma quantia superior ao estabelecimento. Assim, o valor restante, ou seja, o troco, será devolvido em espécie.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com