Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pix se torna um dos meios preferidos para parcelar compras

O Pix parcelado possibilita que o consumidor parcele o valor de uma transferência ou compra em até 12 parcelas. Confira!

De acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e com a Offerwise, há uma estimativa de cerca de 71,1 milhões de consumidores com contas parceladas no Brasil.

Assim, 51% dos consumidores entrevistados possuíam prestações de compras no cartão de lojas, cartão de crédito, cheque pré-datado ou crediário. Dessa forma, em média, cada entrevistado tem 5,6 parcelas de compras no crédito. Veja mais detalhes!

Parcelamento no Pix

Criado em 2020, o Pix é um dos meios de pagamento mais populares do Brasil e, desde então, o Banco Central do Brasil, responsável pela ferramenta, vem criando funcionalidades para a modalidade de pagamento, como é o caso do Pix parcelado, que possibilita que o consumidor parcele o valor de uma transferência ou compra em até 12 parcelas.

Veja também:

Pagamento do Bolsa Família deste mês já está disponível?

Assim, o valor é debitado imediatamente e de forma integral na conta do destinatário da quantia. Já o usuário do Pix parcelado deve pagar as parcelas, que incidem taxa de juros, mensalmente. Ademais, é preciso que aquele que pretende fazer o pagamento por meio do Pix parcelado tenha limite no cartão de crédito.

Celular com a logo do PIX na tela por cima de notas de Real
Imagem: Etalbr / shutterstock.com

Formas de parcelamento

Dessa forma, segundo a pesquisa, atualmente, o Pix é a segunda forma preferida dos brasileiros de parcelar suas compras, correspondendo a 9% dos entrevistados. Já o primeiro colocado na preferência dos entrevistados é o cartão de crédito (73%). Enfim, segundo a pesquisa, os tipos de crédito mais utilizados nos últimos 12 meses foram:

  • Cartão de crédito: 78%;
  • Empréstimo pessoal: 25%;
  • Limite de cheque especial: 22%;
  • PIX parcelado: 22%; e
  • Crediário: 19%.

Por fim, segundo a pesquisa, 80% dos consumidores pretendiam fazer compras parceladas em agosto, sendo, roupas, calçados e acessórios (23%); eletrônicos – celular, computador, TV (20%) e eletrodomésticos (15%).

Imagem: Etalbr / shutterstock.com