Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pix terá nova função em 2024; saiba qual

O Banco Central anunciou uma nova função do Pix em 2024, que pretende facilitar a vida dos consumidores. Descubra as vantagens!

O sistema de pagamentos instantâneos, Pix, implementado pelo Banco Central (BC) deve ganhar uma nova função em 2024. Estamos falando do lançamento do Pix Automático, planejado para ocorrer em 28 de outubro de 2024.

A nova ferramenta tem como objetivo substituir o débito automático, que normalmente é realizado através de cartões de crédito ou boletos. Segundo o Banco Central, essa nova opção proporcionará a realização de pagamentos recorrentes através do Pix, como a mensalidade de escolas ou contas de serviços públicos.

Para isso, o consumidor poderá conceder uma autorização prévia a fim de automatizar todas as operações futuras. Confira, a seguir, todos os detalhes sobre a novidade!

Nova função do Pix em 2024: semelhanças e diferenças com o Débito Automático

Pix Automático
Imagem: Gustavomellossa / Shutterstock.com

De início, vale destacar que essa funcionalidade se parece com o débito automático, ferramenta que já existe e é muito usada pelos consumidores. Contudo, com o Pix Automático, o pagamento será instantâneo e não dependerá de um limite pré-determinado pelo banco, como ocorre com os cartões.

Para o BC, a versatilidade dessa nova modalidade de pagamento reside no fato de que ela deve alcançar um número maior de consumidores devido à desburocratização do processo. Hoje em dia, para que uma empresa possa oferecer a opção de débito automático, é necessário ter um convênio com cada instituição financeira.

Veja também:

24 milhões de brasileiros vão receber um salário extra do governo este ano; veja se está na lista

Com a novidade do BC, a empresa precisará de um acordo com uma única instituição financeira que ofereça a modalidade. O BC ressalta ainda que a nova função difere do Pix Agendado recorrente, visto que este destina-se a envios apenas para pessoas jurídicas, sendo ideal para o pagamento de serviços prestados.

Cronograma de implementação

A proposta é que o desenvolvimento do Pix Automático aconteça de janeiro a agosto de 2024. Assim, a expectativa é que o BC realize testes durante o mês de setembro e, por fim, a ferramenta poderá ser lançada em outubro do mesmo ano. Essa nova funcionalidade do Pix está apenas no começo de uma lista que o BC pretende implementar nos próximos anos.

Além disso, futuramente o sistema poderá oferecer o Pix por aproximação e depósitos internacionais. “Desde seu lançamento, o Pix possui uma agenda evolutiva definida”, afirmou Sérgio Nery, do departamento de comunicação do BC. Com isso, o Banco Central reitera a necessidade constante de inovar e aprimorar o Pix desde seu lançamento.

Imagem: Gustavomellossa / Shutterstock.com