Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pobres podem ganhar 1 salário mínimo todo mês; veja como!

Há um benefício do INSS que garante um salário mínimo para quem nunca contribuiu ao Instituto. Saiba mais sobre as regras!

A aposentadoria é um privilégio de todo brasileiro que contribui com a Previdência Social, por determinado tempo, tem direito. Entretanto, há outro benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que garante um salário mínimo para quem nunca contribuiu ao Instituto.

O programa disponibiliza um salário mínimo para as pessoas que estão dentro das regras. O nome é Benefício de Prestação Continuada (BPC) e ele está previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

Mesmo que muitas pessoas o confundam com aposentadoria, eles não são a mesma coisa. O BPC não dá pensão por morte nem 13º salário, por exemplo. Esses benefícios são exclusivos para quem é segurado do INSS.

Quem pode pedir um salário mínimo mensal ao INSS?

A família do solicitante que deseja ganhar o BPC deve se inscrever no Cadastro Único, e estar com o mesmo ativo na hora de pedir o benefício. A renda familiar deve ser igual ou inferior a 1/4 do salário mínimo vigente, que equivale a R$ 606.

Ademais, dois grupos de pessoas que se encaixam no critério mencionado têm direito ao benefício, sendo eles:

  • pessoas de qualquer idade com algum tipo de deficiência, desde que ela gere impedimentos de longo prazo (com efeitos por pelo menos 2 anos);
  • e idosos com 65 anos ou mais.

No que diz respeito ao primeiro grupo, a condição deve “dificultar ou impedir a participação plena e efetiva de uma pessoa na sociedade em igualdade de condições com as demais”, explica o INSS. E é o perito do INSS quem deve fazer a avaliação da deficiência.

Como fazer o pedido ao INSS?

Para solicitar o BPC e ganhar um salário mínimo, é necessário entrar em contato pelos canais de atendimento do INSS, sendo eles:

  • telefone 135 (ligação gratuita de telefone fixo);
  • site meu.inss.gov.br;
  • aplicativo de celular “Meu INSS”(Android ou iOS);
  • ou Agências da Previdência Social (APS).

Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com