Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pode faltar combustível no Brasil em novembro? Descubra aqui

Declarações recentes da Petrobras despertaram rumores sobre uma possível crise de combustível no país.

A declaração da Petrobras de que não poderá atender todas as demandas de fornecimento de combustível para o mês de novembro causou um grande alvoroço. Em suma, muitas distribuidoras e agentes de mercado temem a possibilidade de ter que enfrentar um desabastecimento nos postos do país. Mas será que isso pode mesmo acontecer? Descubra a seguir.

BORA GANHAR DINHEIRO? Banco dá 10% de cashback nas compras com cartão

Quanto custaria o diesel e a gasolina se o ICMS estivesse zerado?

Afinal, pode mesmo faltar combustível no Brasil em novembro?

De acordo com o economista e professor da Universidade Positivo (UP), Lucas Dezordi, caso ocorra o desabastecimento de combustível, ele deve ser pontual. Ou seja, ao contrário do que se especula no mercado, não deve faltar combustível no Brasil em escala geral. Ademais, o professor diz que a tendência é que as grandes distribuidoras comecem a importar combustível. Dessa forma, elas podem evitar a falta de gasolina nos postos de combustível.

A política de preços de combustível adotada pela Petrobras desde 2017 se chama Preço de Paridade de Importação (PPI). O objetivo da PPI é maximizar a rentabilidade da empresa por meio da comercialização de combustíveis no Brasil. Logo, isso permite manter um mercado competitivo operando.

Por outro lado, com a alta do dólar, a diferença entre o preço doméstico e o internacional fez com que o valor do combustível nas bombas aumentasse demais. Diante disso, o Brasil fica refém das importações, mesmo que produza petróleo acima das suas necessidades.

Sendo assim, diante dessa defasagem em comparação aos valores no exterior, a Petrobras precisa de alguma forma equiparar o preço do combustível, e a solução encontrada até o momento tem sido subir o preço da gasolina. No entanto, este aumento tem prejudicado muito os motoristas brasileiros todos os dias.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Isaac Fontana / Shutterstock.com